Comunicação antirracista pauta mesa temática

A publicidade que reforça preconceitos, estereótipos e belezas padronizadas não educa as pessoas para uma sociedade real. Com o intuito de partilhar novos caminhos e concepções para a área publicitária, o 12º Simpósio de Comunicação, que integra o 7º CCTI, discute no dia 22 de outubro, às 8 horas, o tema Publicidade pró-diversidade: perspectivas para práticas sexodiversas e antirracistas.

O evento, que será transmitido pelo canal da universidade no YouTube, contará com a participação de dois renomados publicitários, que são, também, pesquisadores e autores de livros sobre este universo: dr. Francisco Leite e dr. Leonardo Pinheiro Mozdzenski.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Adriana Rodrigues Ferreira, o evento é uma celebração à criação do Grupo de Pesquisas Plurais, que reúne o corpo docente e discente do curso para discutir temáticas relacionadas à publicidade, consumo, cultura e sociedade.

O intuito é mostrar como a ética e o respeito à diversidade podem auxiliar a categoria publicitária na produção de conteúdos eticamente responsáveis.

“Essas discussões visam trazer para a construção das narrativas publicitárias essa concepção de que precisamos, cada vez mais, enquanto publicitárias e publicitários, aprendermos a representar em nossos discursos nas mais diversas plataformas, sejam eles visuais ou verbo-visuais, sempre a representação do respeito à diversidade de gênero e étnica”, reflete.

Esse tipo de debate é importante para estimular a construção de representações socialmente responsáveis no mercado publicitário brasileiro e os números mostram o quanto o País precisa avançar neste caminho.

Uma pesquisa recente, realizada em 2020 pela ONU Mulheres, em parceria com a Heads Propaganda, mostra que a representatividade das mulheres e dos homens negros está muito aquém do ideal.  O índice de mulheres negras retratadas como protagonistas de comerciais brasileiros na televisão e nas redes sociais é de 22%.

O levantamento analisou mais de 20 mil inserções publicitárias na TV e 6 mil postagens no Facebook. Já em relação aos homens negros, em 2019 a sua presença como protagonistas em anúncios era de 22% e caiu para 7% em 2020.

Palestrantes

Dr. Francisco Leite é especialista em estudos antirracistas em comunicação e consumo. É autor de obras como O negro nos espaços publicitários brasileiros e Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios.

Dr. Leonardo Pinheiro Mozdzenski trabalha com comunicação mercadológica e propaganda voltada para o público LGBTQI+. É autor do livro Outvertising: a publicidade fora do armário.

A conversa será mediada pela profa. Fátima Regina de Freitas, que é mestre em Antropologia e coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro, ligado ao Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás.

O curso

Na PUC Goiás o curso de Publicidade e Propaganda, vinculado à Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC) enfoca a teoria e a prática, tornando a percepção dos conteúdos em uma experiência dos processos dentro da comunicação. A graduação prepara os(as) futuros(as) publicitários(as) para construir a imagem de marcas, empresas, causas e pessoas junto ao seu público.

Criatividade que faz a diferença.

Saiba mais sobre o projeto pedagógico e as formas de ingresso aqui.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.