Comitiva goiana participa de evento nacional de Física

O XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019,  realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, contou com a participação de comitiva goiana formada por alunos da PUC Goiás e da Universidade Federal de Goiás.

A parceria inédita entre a Escola de Ciências Exatas e da Computação da PUC Goiás e do Instituto de Física da UFG, aproximou os alunos para discutir a formação de professores de Física no estado. Os professores da PUC, Clebes André e Lilian Rios, além de sete acadêmicos do curso de Física – David Lucas, Dhara Fernandes, Eduardo Bonfim, Milton Rodrigues, Maytê Magri, Nicolas Azarias, Matheus Augusto e Wesley Oliveira, participaram do evento junto aos colegas da UFG.

No evento, o tema principal foi Caminhos para uma educação inclusiva. Eles participaram de cursos, palestras e debates com pesquisadores do Ensino de Física de todos o país, o que permitiu a construção de novos conhecimentos e uma melhor formação profissional para atuar com educação inclusiva.

O grupo da ECEC apresentou no evento quatro trabalhos na modalidade pôster relacionados a pesquisas que foram realizadas pela participação Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e em pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso. Os trabalhos mostrar a aplicação de metodologias ativas em aulas de Física de escolas públicas do Ensino Médio.

Segundo o professor Clebes, que conduziu o grupo, “a participação de professores e licenciandos do curso de Licenciatura em Física da PUC Goiás foi importante para estabelecer parcerias,  apresentar pesquisas realizadas na instituição, conhecer e discutir outras pesquisas realizadas em diferentes realidades do país, além de possibilitar conhecimentos sobre outra cultura brasileira”.