Comemoração ao Dia do Enfermeiro é iniciada com curso

Comemorado mundialmente em 12 de maio, o Dia do Enfermeiro será celebrado esta semana pela PUC Goiás com programação especial. A largada foi dada nesta segunda-feira, 14, com o curso Administração de Medicamentos Injetáveis, ofertado a 30 estudantes, em parceria com a NPH Medical, na Área 4 da universidade.

Formação de oito horas que envolve teoria e prática, o curso foi voltado a concluíntes, visando contribuir com sua formação para a atuação profissional. “É uma oportunidade importante para que eles já cheguem mais preparados ao mercado de trabalho, tendo essa noção prática e esse foco no uso de dispositivos de segurança”, enfatizou a enfermeira responsável pelo curso, Joselva Amorim.

Coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Vanusa Claudete destacou a importância formação oferecida em parceria por ser uma oportunidade dos estudantes terem acesso a inovações e poderem tirar dúvidas diretamente com uma empresa do ramo, mas também pelo foco maior nos protocolos de segurança ligados à área.

“A administração de medicamentos é uma parte extensa da formação dos estudantes de graduação aqui na universidade, passando pela teoria em sala de aula, práticas de laboratório e por boa parte do estágio supervisionado, então é importante estar reforçando com os alunos a importância desse tipo de conhecimento técnico para a atuação segura”, ponderou.

Na PUC Goiás, os laboratórios utilizados durante a graduação dispõem de avançada tecnologia para garantir a prática dos estudantes. Na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), os espaços formativos laboratoriais receberam conceito máximo.

A comemoração continua quarta-feira, no Auditório da Área 4 da universidade, a partir das 8 horas, com o debate Áreas de atuação: desafios e cuidados. A programação ocorre concomitantemente à 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, com tema A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar.

Fotos: Wagmar Alves