Começa a 26ª Caminhada Ecológica

A 26ª Caminhada Ecológica teve início na madrugada desta terça-feira, 18, com largada da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, rumo ao rio Araguaia. A PUC Goiás participa do evento, por meio de 30 voluntários, entre acadêmicos e docentes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Gastronomia que prestam apoio técnico e científico aos 28 atletas (24 homens e 4 mulheres) que irão percorrer 310 km nos próximos cinco dias.

O curso de Educação Física da universidade marca presença pela primeira vez no evento, ao executar atividades de alongamento e relaxamento juntamente aos andarilhos. Além disso, como de praxe em anos anteriores, integrantes da Coordenação de Arte e Cultura da instituição realizam apresentações artísticas nas cidades que acolhem os atletas.

A preservação do meio ambiente, causa macro do evento, é uma missão que vai ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que discute sobre os biomas brasileiros. “A Caminhada é superação, um grito pela natureza e pelo ser humano. E a chegada da universidade nos trouxe muita tranquilidade pela excelência dos serviços prestados. A PUC só veio nos acrescentar e basta ver o desempenho dos atletas para notar que chegamos, nas últimas edições, mais inteiros do que começamos”, pontuou o diretor de Eventos do Grupo Jaime Câmara, Paulo Lacerda.

Há uma década participando da Caminhada, o docente do curso de Enfermagem, prof. Sílvio Queiroz, atua nos bastidores do evento, ao acompanhar os atletas e supervisionar os estudantes que cumprem a missão de prestar atendimento aos atletas. Neste ano, a instituição participa com uma quantidade maior de estudantes: “o mais importante é saber que o trabalho dessas equipes faz com que o andarilho chegue nas melhores condições possíveis em Aruanã”, disse.

O estudante do curso de Nutrição, Diego Rodrigues Camargo – que pela segunda vez integra as equipes de apoio – ressaltou que a caminhada Ecológica é uma extensão da sala de aula, além de ser uma oportunidade para ter uma visão mais holística da própria profissão: “quando não estamos na estrada dando apoio aos atletas servindo água, determinamos o horário das refeições, servimos os isotônicos hidroeletrolíticos para repor os sais minerais perdidos durante o percurso e oferecemos alguns pequenos lanches durante o dia”, descreveu o jovem, ao se referir ao trabalho executado pela equipe de Nutrição e Gastronomia.

Assessor de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, prof. Paulo Prudente, também detalhou sobre as atividades de alongamento junto aos atletas, que serão realizadas diariamente, no início da manhã e após o almoço- quando os andarilhos retomam as atividades: “ fazemos a integração com as equipes multidisciplinares – massagistas e fisioterapeutas- que fazem o relaxamento e a recuperação muscular dos atletas”, informou.

Esforço pela causa
Protagonistas da Caminha Ecológica, uma questão pode ser observada nos homens e mulheres que percorrem os 310 km até Aruanã: todos deixam, por alguns dias, suas profissões, famílias e vida pessoal, para levar a mensagem de preservação da natureza, mesmo diante das dificuldades do percurso.

José Maria dos Santos, de 63 anos, é um dos veteranos do evento. Neste ano ele completa 15 anos de Caminhada Ecológica, cônscio da causa que move os atletas durante os cinco dias na estrada: “queremos conscientizar às pessoas que cada um pode fazer alguma coisa, começando pela casa da gente, pelo trabalho, para, depois, levarmos isso adiante”, afirmou.

O vendedor Izioni Xavier, 50, e a geógrafa Azenaide Lopes Pereira, 44, são calouros na Caminhada e, neste ano, após um tempo de treinamento, tomaram coragem para participar. O atleta, que já teve experiência prévia na área de ciclismo, se preparou sozinho e a colega estreante já participava de corridas de rua há alguns anos até estar apta para percorrer as centenas de quilômetros: “estou otimista de que tudo vai dar certo para nós”, declarou Azenaide.

Rosana Costa, 55 anos,está na Caminhada pela nona vez e tem ainda, mais um motivo, para dar voz à causa do evento. “Fica uma raiz para vida inteira. Eu quero mostrar isso para meus netos. Quando eles crescerem, saberão o que fiz pela natureza e, se um dia eu parar, é para eles continuarem. Estamos sujeitos a dores, bolhas e lesões, mas se trabalharmos o emocional, o físico ajuda”, afirmou.

Percurso

No dia de estreia da Caminhada Ecológica, os atletas tomaram café em Goianira e tiveram uma pausa para almoço em Inhumas. A previsão é que os andarilhos cheguem ao município de Itauçu no final da tarde desta terça-feira. A chegada em Aruanã será no dia 22 de julho (sábado). O evento é uma realização do Jornal O Popular em parceria com a PUC Goiás. Mais detalhes sobre o percurso e a programação podem ser obtidos no site oficial do evento.

Fotos: Wagmar Alves