Com presença de pesquisador espanhol, aula inaugural debate espiritualidades

O filósofo e teólogo espanhol Francesc Torralba, da Universidade Ramon Llull-Barcelona, abriu oficialmente o semestre letivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências da Religião da PUC Goiás na noite desta segunda-feira, 20. A aula inaugural conjunta reuniu pesquisadores no mini-auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EPFH) da instituição, que acompanharam uma palestra sobre novas espiritualidades.

Conferencista internacional com mais de 80 livros publicados, Francesc Torralba, questionou sobre qual espiritualidade falamos. “É uma palavra que temos na cabeça, mas que é muito difícil de definir, de explicar. E como cultivar? Como desenvolvê-la em todas as pessoas: nas crianças, nos adultos, nos anciões?”, questionou.

Ele avalia que a espiritualidade é uma capacidade humana que está atrofiada. “Temos desenvolvido outras capacidades: capacidade lógica, física, racional e a espiritual tem ficado como impotente. E penso que é importantíssimo pensar como desenvolver essa dimensão humana que é inerente a todo ser humano”, defendeu.

O pesquisador espanhol comentou gratidão pelo convite de estar em Goiânia e de conhecer o Brasil. “Tenho interesse em escutar os alunos, os professores da universidade, sobretudo porque é um tema oceânico, que pode ser abordado de distintas formas. Sou professor em uma universidade cristã e me interessa muito entrar em contato com outros coletivos ”, comentou.

Parcerias

A coordenadora do mestrado em História, profa. Thaís Alves Marinho, explica que esta é a primeira vez que a aula inaugural é realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Ela aponta um esforço conjunto para que o conhecimento científico seja disseminado de forma mais otimizada. “Temos buscado cada vez mais estabelecer parcerias interinstitucionais e também dentro da própria instituição, de forma a mobilizar mais alunos para que este conhecimento tão rico que vem de longa experiência do pesquisador possa chegar a cada vez mais pessoas”, destaca.

A programação teve parceria da Unipaz, que trouxe Torralba a Goiânia, também, para participar das comemorações de seus 15 anos no Estado. A diretora da entidade, Hélyda Di Oliveira, cita o currículo do pesquisador, que tem renome internacional no trabalho voltado para o debate sobre novas espiritualidades. “Ele vem contribuir com esse ambiente [da universidade] com o olhar da humanidade, que busca o contexto espiritual independente da religião”, afirma.

Fotos: Weslley Cruz