Com missa e palestra, Teologia abre semestre letivo

Missa e palestra reuniram leigos e religiosos na noite do último dia 16 para abrir oficialmente o semestre letivo do curso de Teologia ofertado pela PUC Goiás e pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, da Arquidiocese de Goiânia. A graduação – que integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da universidade – oferta turmas no período da manhã e da noite e tem novo coordenador: o padre David de Jesus. Os eventos foram realizados na sede do Instituto, na Região Leste de Goiânia.

O novo coordenador lembrou que a realização da missa e da aula inaugural já são tradições no curso e, neste ano, o evento abordou o tema do Ano do Laicato, que visa estimular o protagonismo dos cristãos leigos. “Vamos dar continuidade ao trabalho realizado”, ressaltou.

A palestra magna foi comandada pelo monsenhor Antonio Catelan, que salientou dois aspectos da vocação dos cristãos leigos: a vida em Cristo e o testemunho – a partilha daquilo que a fé traz para a sua vida. “Os dois aspectos, a confissão de fé, e o testemunho na sociedade, se complementam na vocação. O que se espera é que com isso, tanto para os futuros presbíteros como os leigos e leigas que aqui estudam conheçam melhor a doutrina a respeito dos leigos e leigos possam crescer também no seu conhecimento”, explicou.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembrou o papel ativo dos leigos na Igreja Católica e recordou que ele já esteve à frente de organizações regionais e nacionais que cuidam do assunto. “Como universidade, estamos juntos, unidos, integrados e vamos começando o semestre acadêmico com atividades em todos os cursos e áreas”, destacou.

Já o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, prof. Romilson Martins Siqueira, refletiu sobre o sentido da aula-magna e as perspectivas para o ciclo acadêmico que se inicia. “Temos renovações, continuidades e rupturas; a tradição e a perspectiva de um devir histórico”, disse.

Penitência e renovação

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, celebrou a missa de abertura do semestre. Em consonância com o período da Quaresma, ele refletiu sobre “um novo tipo de jejum”, além dos “hábitos quaresmais meramente externos”,  pregando a necessidade de que essa penitência seja capaz de uma renovação da conduta humana.

Dom Washington ressaltou ainda a importância do ensino católico, explicando que a “Igreja ensina o amor” e que dele “brota a comunhão”. O líder religioso também fez uma prece para que os estudos, no Instituto, sejam, “de testemunho de fé” e abençoou cinco novos professores da instituição, que já atuam desde o último semestre.

Homenagem

No evento, o diretor do Instituto Santa Cruz, monsenhor Luiz Lobo – que foi coordenador da graduação – recebeu uma homenagens dos alunos e professores da instituição pelo trabalho realizado.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.