Com eventos, mestrado em Letras traz arte contemporânea para EFPH

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da PUC Goiás promove nesta terça-feira, 20, a terceira edição do Seminário de Dissertações em Desenvolvimento e do Colóquio Estéticas Modernas e Contemporâneas, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, Setor Leste Universitário. O evento reúne alunos, professores e pesquisadores da linha de pesquisa Correntes Críticas Contemporâneas, além de convidados e acadêmicos interessados na programação gratuita.

Uma das organizadoras do evento, a mestranda e jornalista Izabella Lorenzoni destaca como principal ponto a difusão da ideia de que a cultura não deve ser vista como algo elitista, excludente. “Queremos mostrar como a arte engloba, como não tão é difícil, elitista. Por conta disso, tivemos a preocupação de aproximar os diferentes públicos por meio da linguagem. Não queremos retrair quem não vive nesse contexto”, frisa.

Além das apresentações de seminários e conferências, o evento reúne diversos momentos culturais, como recitais, vernissage, lançamentos de livros e exposições de obras de arte e poesia. No hall do auditório, quadros de 30 artistas e textos de mais de 90 poetas. “Fomos convidados e acredito ser muito importante para trazer as várias formas de linguagem da arte contemporânea e proporcionar esse despertar para a cultura”, afirma o artista plástico, poeta e vice-presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), responsável pela curadoria da exposição. No chão, em formato de pegadas humanas, as Pegadas Poéticas trouxeram a arte de poetas goianos, de outros estatos e também estrangeiros para os visitantes e alunos da escola. “Quisemos inovar, trazer algo mais contemporâneo. Quem vive a poesia acaba deixando esse rastro na vida”, explica a poeta e mestranda Elizabeth Caldeira Brito.

Apesar da programação científica ser finalizada nesta terça-feira, 20, a exposição continua aberta a visitação até o sábado, 24.

Fotos: Wagmar Alves