Com estreia de espetáculo, Escola de Circo inaugura lona

A estreia do espetáculo Brincadeira é Coisa Séria marcou a inauguração da nova lona da Escola de Circo Dom Fernando (ECDF) da PUC Goiás, na noite desta sexta-feira (12). Uma parceria entre a instituição e o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) que destinou verbas de ações contra empregadores que desobedecem a legislação trabalhista – garantiu a melhoria estrutural. A lona anterior havia sido doada pelo Ministério do Esporte, na década de 1990.

Situada na região Leste de Goiânia, a Escola integra as ações do Instituto Dom Fernando (IDF), da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da universidade e promove a cultura de paz por meio das atividades circenses, realizadas no contra turno escolar. Alunos da ECDF e de escolas públicas da região, familiares e comunidade em geral lotaram o espaço, durante o evento.

A pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar, lembrou que a Escola atua como uma rede de proteção para as crianças da região. “Aqui é um lugar de esperança. Utilizamos a linguagem circense como instrumento de inserção social. Tentamos fazer nesse bairro (Jardim Dom Fernando I) um bem par as famílias, que reconhecem isso. Essa nova lona é um motivo de grande festa, nos orgulhamos desse projeto social. Essas crianças contam conosco para construir outras opções de vida”, destacou.

Emocionada, a procuradora-geral do MPT-GO, Janilda Guimarães de Lima, expressou a alegria em ver o dinheiro das ações trabalhistas investido em benefícios para a comunidade. “Ficamos muito felizes de perceber que essa doação vai ser muito bem utilizada para educar as crianças no amor e na solidariedade, por meio da arte”, afirmou, sendo bastante aplaudida.

Ela recebeu das mãos do reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado uma placa com o brasão da instituição, em sua homenagem. O gestor enfatizou a importância da Escola para o desenvolvimento humano da região Leste. “Com essa lona, temos Escola de Circo, pelo menos em sua estrutura, mais alguns anos pela frente, claro que com sua finalidade social, trazendo aprendizagem e consolidação do seu projeto educativo”, ressaltou.

Trabalho infantil

Além da parceria para a aquisição da lona, agora a ECDF e o MPT vão atuar juntos no combate ao trabalho de crianças e de adolescentes. A diretora do Instituto Dom Fernando, profa. Beth Bicalho, explica que a estreia do espetáculo Brincadeira é Coisa Séria essas inicia essas ações. “Espetáculos vão abordar essa questão, também vamos trabalhar com crianças, no dia a dia, e com a comunidade, os conceitos de infância, da necessidade de estar na escola e protegida”, explica.

Fotos: Wagmar Alves