Com diálogo sobre direito e resistência, programação é aberta na Escola de Formação

O diálogo sobre direito e resistência de grupos que estão à margem da sociedade abriu na noite desta segunda-feira, 6, o XIII Simpósio do Curso de Pedagogia; o XVIII Seminário Integrado do PPGE PUC Goiás e a VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia. Cerca de 400 pessoas – entre docentes, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e representantes de entidades de direitos humanos e educação popular -participam dos eventos até quarta-feira, 8, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da instituição, no Setor Leste Universitário. Nesta edição, o tema central é: As Margens se põem no Centro: sujeitos, (negação de) direitos e resistências.

A coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Janaína Cristina de Jesus, explica que a atual conjuntura do Brasil exige da academia um “debate mais crítico sobre as questões sociais e fizemos a opção de dialogar com sujeitos em contexto de margem”. Ela ressaltou que a extensa de programação – que terá 15 colóquios – traz também “a história e a tradição de um curso que caminha para suas sete décadas”.

A gestora ressalta que pontos fundamentais para a formação de professores – como escola, política educacional, ensino-aprendizagem, planejamento e avaliação – serão tratados durante a programação, que focará, sobretudo, no atual contexto. “A formação e o ideário que temos a respeito da escola, e as denúncias que temos recebido dos ataques que ela tem sofrido enquanto instituição, tudo isso tem que ficar à espreita, em suspenso, no nosso pensamento o sentido desse simpósio”, ressaltou.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da universidade, prof. Aldimar Jacinto Duarte, frisou que o seminário é um espaço de diálogo, onde se pode discutir o papel da universidade na sociedade. “A partir da temática de hoje, se busca o resgate do papel do ensino universitário em desenvolver de forma efetiva e crítica a participação nos movimentos sociais”, disse.

Ele lembrou que, como um importante local de formação dos estudantes, a universidade deve buscar a defesa da democracia e do processo de construção da cidadania. Também ressaltou a importância da programação para a discussão dos projetos de mestrando e doutorando e o amadurecimento de seus trabalhos de pesquisa.

Representante do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, o prof. Pedro Wilson, citou a criminalização dos movimentos sociais e a generalização da violência como temas que precisam ser debatidos. “Todo mundo esperava um novo pensamento, um novo milênio, mas está se repetindo o modo de exclusão”, comparou. Formado em 2016, o Comitê auxiliou na formatação dos eventos da Escola.

Mostra

Segunda a coordenadora do curso de Pedagogia, a novidade da VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docente é a organização das apresentações em torno da temática do evento. “Eles olharam para o tema geral e foram, a partir daí, pensar exposições, teatro, dança, discutir questões”, diz a profa. Janaína Cristina de Jesus.

Inscrição e doação

As inscrições para a participação nos eventos ainda podem ser realizadas no Hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades, gratuitamente. A organização também está recebendo doações de livros e gibis que serão encaminhados, após a programação, a uma escola de comunidade quilombola.

Programação

Na abertura, os professores prof. dr. Erlando da Silva Rêses, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB) e o prof. dr. Eduardo de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comandaram mesa-redonda sobre o tema dos eventos.

Nesta terça-feira, 7, a programação começa às 8 horas, como o Seminário Integrado do PPGE, nas Salas da EFPH, que serão retomados no turno da tarde, a partir das 14 horas. À noite, a partir das 19 horas, ocorrem os colóquios temáticos.

Na quarta-feira, a partir das 08h30, será realizada a mesa redonda Processos formativos em contextos de resistência, no Auditório da Escola de Formação de Professores. Às 18 horas, no Hall da Escola, obras serão lançadas. O encerramento dos eventos será às 18h30, com a VI Mostra Cultural de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia.

Veja mais informações no site do evento.

(Com a colaboração de Gabriel Araújo, estagiário de Jornalismo da Dicom)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.