Colóquio é aberto com discussão sobre o papel da religião na política mundial

Durante três dias, cerca de 150 pesquisadores de diferentes partes do país e do mundo estarão reunidos na PUC Goiás para discutir as tendências globais quando o assunto é religião. A movimentação é decorrente da terceira edição do Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização (Nearg), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. A abertura oficial foi realizada na noite desta quarta-feira, 3, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Com o tema global A religião na política, o evento teve em sua abertura a conferência A religião nos enfrentamentos políticos atuais – uma perspectiva global, com o professor sênior Enzo Pace, da Universidade de Pádua (Itália). Referência sobre os estudos do islã na Europa, o professor é também docente convidado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na disciplina de Sociologia da Religião. “É uma religião universal. Tem a raiz árabe, mas está presente em diversas nacionalidades, incluindo o Brasil”, explica. “Na Europa, a questão é bastante delicada, complicada, porque a recepção das pessoas é diferente da que existe aqui. A acolhida é mais difícil”. A partir desse lugar, trazendo a discussão da experiência islâmica no velho continente, o professor discutiu tendências globais sobre a presença da religião no dia a dia político das nações.

Presidente do colóquio e docente no programa, o professor Alberto Moreira destacou a importância das discussões que serão realizadas ao longo dos próximos dias. “No fundo, são fenômenos que se repetem em todo o mundo. Afinal, o que tem a ver a religião com a política? É sobre isso que vamos nos debruçar”, analisa. Ele também lembra da importante rede de debates proporcionadas pelo encontro, já que pesquisadores de diversos estados brasileiros e de países como Alemanha, Espanha, Itália e Tunísia se encontram para apresentação e avaliação de trabalhos de pesquisa. Entre eles, está o professor Breno Martins Campos, da PUC Campinas. “A expectativa é grande porque sou pesquisador do tema do colóquio, desse evento que tem sido cada vez mais uma característica determinante no Brasil, mas não só”, pontua.

Criado em 2010, o evento já teve duas edições de sucesso, com publicações de livros em dois idiomas – português e italiano. A programação segue na Escola de Formação de Professores e Humanidades até esta sexta-feira, 5, sempre pela manhã. Confira aqui.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.