Colóquio internacional discute religião e fascismo

Com três dias consecutivos de programação, a PUC Goiás promoveu, na noite da última quarta-feira, 14, a abertura do IV Colóquio Internacional promovido pelo Núcleo de Estudos Avançados de Religião e Globalização (Nearg), evento que ocorreu na Sala de Defesas, da Área 4.

Transmitido via YouTube para mais de 4 países (Itália, Espanha, Costa Rica e Alemanha), a proposta do Colóquio, de acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, professor Clóvis Ecco, é discutir a realidade política do mundo e a relação entre a religião e o fascismo.

“Esse tipo de evento é importante, porque precisamos entender as raízes dos conflitos. O que está acontecendo agora, manifestações, compreensões e incompreensões, têm origem europeia e é algo complexo, por isso vamos dialogar com outros países”, explica.

O professor Alberto da Silva Moreira, responsável pela abertura dos trabalhos e comunicação direta com o palestrante espanhol José Antônio Zamora Zaragoza, destacou, ao final da explanação do palestrante, a importância de se produzir categorias teóricas e científicas que auxiliem na compreensão da complexidade da sociedade atual, sobretudo, no que diz respeito às mudanças político sociais e ao papel que as religiões e as comunidades religiosas tem nesses processos de mudanças.

“Zaragoza, em sua exposição, ao falar do papel das entidades religiosas, usou a expressão ‘mobilização autoritária’ para se referir ao aumento do autoritarismo, intolerância, sectarismo e discursos de ódio na nossa sociedade. Nós queremos pensar e discutir com profundidade e sinceridade qual é o papel possível que as comunidades religiosas estão desenvolvendo nesses processos de mudança política e social no país e no mundo, porque estamos conectados com processos globais”, reflete.

Prestigiaram o evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino; o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, professor Romilson Siqueira e o secretário geral da Sociedade Goiana de Cultura, professor Wolmir Amado.

O Colóquio segue pela manhã e tarde desta quinta-feira, 15, e manhã da sexta-feira, 16.

Fotos: Ana Paula Abrão