Colóquio discute políticas educacionais no Brasil

O futuro da educação no Brasil pautou a 12ª edição do Colóquio da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, que começou nesta quinta-feira, 8, e termina amanhã, 9, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. A programação é realizada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e recebe alunos de graduação e de pós-graduação da PUC Goiás e de outras instituições.

O tema central do evento é Políticas educacionais: projetos em disputa e, durante os dois dias, estão em debate tópicos como a base nacional comum curricular, a reforma do Ensino Médio, PNE, entre outros. Na abertura do colóquio, a professora doutora Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná, tratou em conferência sobre a Base Nacional Comum Curricular, modelo em implantação no Brasil.

Para o público seleto, ela falou sobre a política curricular brasileira, que considera “extremamente totalitária”. A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), mas vários especialistas consideram que a exposição na internet para consulta pública não contemplou uma discussão ampla e coerente com a diversidade e a desigualdade do setor no Brasil. “O que estamos vendo é a reprodução de modelos que não têm aderência às escolas brasileiras e que ampliam a desigualdade ao adotar um padrão único”, explicou a palestrante.

O evento continua até amanhã com outras discussões sobre política educacional e gestão escolar. Segundo a professora doutora Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, da comissão organizadora do colóquio, as discussões do evento são importantes para alunos e docentes devido ao momento de tensão e disputa do modelo educacional brasileiro. “Estamos discutindo reformas muito importantes na educação básica como um todo a partir da reforma do Ensino Médio, reforma da base curricular, temos alterações na legislação. Preciso que conheçamos os projetos e as ideias que estão em disputa para que a gente possa se posicionar”, explica a professora.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.