Colóquio discute ética na construção das humanidades

A ética e o construto das humanidades é o tema central do II Colóquio de Humanidades, com programação gratuita na PUC Goiás até o dia 23 deste mês. Mais de 150 alunos dos cursos de licenciatura da instituição participarem da mesa redonda, nesta segunda-feira, 19, na escola de Escola de Formação de Professores e Humanidades. O evento abordou questões da ética, nos âmbitos filosóficos, pedagógicos e históricos.

A discussão foi realizada pelos professores mestres Ana Pinheiro, Vitor Fernando Perilo Vitoy e Anna Kelly Ferreira Souto. Segundo a professora de Sociologia, Heloisa Mazzoccante, coordenadora da mesa, falar sobre ética é fundamental. “Este tema é importante de uma maneira geral para a sociedade. Porque nós estamos falando de ética, um valor já muito esquecido e pouco discutido, em um momento em que temos corrupção na política, e individuais – as pequenas corrupções no cotidiano -, o individualismo tomando conta cada vez mais”.

A estudante Liliana Feitosa, caloura de Pedagogia, destaca: “Para mim é muito importante ver que a ética é como tratar o próximo da maneira que gostaríamos que nos tratassem. A ética esta muito ligada à sociedade e como citou a professora, o ser humano tem a capacidade de racionalizar, diferente do animal que só usa seu extinto. Ou seja, devemos usar a racionalidade para tratar o próximo de forma humana. Achei importante para o nosso curso de pedagogia, pois trataremos com pessoas, com a educação de crianças”. (Texto: Larissa Domingos, estagiária de Jornalismo)

Fotos: Weslley Cruz