Colóquio debate escola pública brasileira

Mais de cem alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás participaram nesta quarta-feira, 23, da programação do XIII Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação com o tema A Escola Pública Brasileira: entre o passado e o presente.

Os professores José Carlos Libâneo e Elianda Tiballi debateram o tema Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e Associação Nacional de Educação (Ande), após a exibição do documentário Vida, obra e militância de um educador.

Em sua palestra, professor Libâneo destacou para os participantes a atual realidade brasileira na educação com currículo empobrecido e “kit de sobrevivência”, com destaque para competências e habilidades. “Hoje o ensino curricular está dissociado do conteúdo e da construção de processos de pensamento”, explicou o cientista, que fez duras críticas aos compromissos assumidos pela política brasileira em que necessidades básicas na educação foram transformadas em necessidades mínimas.

Ainda em sua apresentação, o professor que também é escritor falou do papel do professor como revolucionário no incentivo do pensamento crítico e na transformação da realidade dos alunos em todos os níveis de ensino. No período da tarde, foi proferida palestra Entre o passado e o presente: o destino da escola público sob o neoliberalismo, com a profa. Marília Gouveia de Miranda, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os certificados de participação serão fornecidos com base nas assinaturas na lista de presença, em cada turno. Mais informações: 3946-1674 /1673 ou [email protected].

Fotos: Weslley Cruz