Colóquio debate escola pública brasileira

Mais de cem alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás participaram nesta quarta-feira, 23, da programação do XIII Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação com o tema A Escola Pública Brasileira: entre o passado e o presente.

Os professores José Carlos Libâneo e Elianda Tiballi debateram o tema Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e Associação Nacional de Educação (Ande), após a exibição do documentário Vida, obra e militância de um educador.

Em sua palestra, professor Libâneo destacou para os participantes a atual realidade brasileira na educação com currículo empobrecido e “kit de sobrevivência”, com destaque para competências e habilidades. “Hoje o ensino curricular está dissociado do conteúdo e da construção de processos de pensamento”, explicou o cientista, que fez duras críticas aos compromissos assumidos pela política brasileira em que necessidades básicas na educação foram transformadas em necessidades mínimas.

Ainda em sua apresentação, o professor que também é escritor falou do papel do professor como revolucionário no incentivo do pensamento crítico e na transformação da realidade dos alunos em todos os níveis de ensino. No período da tarde, foi proferida palestra Entre o passado e o presente: o destino da escola público sob o neoliberalismo, com a profa. Marília Gouveia de Miranda, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os certificados de participação serão fornecidos com base nas assinaturas na lista de presença, em cada turno. Mais informações: 3946-1674 /1673 ou pos.efph@pucgoias.edu.br.

 

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.