Colóquio debate desafios educacionais

O atual contexto de reformas foi o ponto de partida para o XII Colóquio da Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás, na noite desta quarta-feira (26). A programação reuniu graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Uma mesa-redonda debateu o tema central do evento: Ciências Humanas em tempos de desconstrução das políticas de Direitos: desafios e perspectivas. Participaram os professores Wolney Honório Filho, da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão; Dijaci David de Oliveira, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, e José Ternes, do PPGE da instituição.

O colóquio foi aberto com o lançamento de três livros, organizados por docentes do programa e editados pela Editora PUC. Uma das obras, por exemplo, é resultado da edição do ano passado do colóquio. “É um livro que tem a história da nossa produção e pesquisa”, definiu a coordenadora da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, profa. Galcy Queirós.

Aos estudantes que estão ingressando na graduação e na pós-graduação neste semestre, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, profa. Milca Severino, celebrou o lançamento dos livros. “É um momento especial. A produção intelectual exige muito estudo, muita reflexão”, afirmou.

Impacto
O coordenador do PPGE, prof. Aldimar Jacinto, considera que o evento fomenta o debate entre as três vertentes abordadas pela linha de pesquisa e os impactos dos estudos desenvolvidos. “Nesse momento, nossa preocupação é a importância das ciências humanas no processo de formação dos sujeitos. Vivemos um período em que as discussões em torno da História, da Sociologia, da Filosofia estão sendo colocados em dúvida por determinados segmentos políticos conservadores que não dão importância a esses conhecimentos e essas investigações. Queremos justamente detalhar a importância desses conhecimentos”, detalha.

Neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás completa 18 anos. Hoje alcança, além da região Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste do Brasil. “Aqui, cada vez mais, tem sido um programa de referência para professores das redes públicas e privadas, fundamentalmente da educação básica. Também tem uma grande inserção com profissionais de outras áreas da ciências humanas”, explica Jacinto.

Fotos: Wagmar Alves

Fotos: Geovana Lemes