Cipa empossa 42 representantes

Para atender às exigências legais da norma regulatória n. 5, Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, a PUC Goiás empossou na manhã desta sexta-feira, 14, no Plenário da Reitoria, 42 representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), que são responsáveis pela preservação da vida e promoção da saúde dos trabalhadores. A gestão é válida para o biênio 2016-2017, e conta com cipeiros atuantes em todos os câmpus da universidade. Metade dos representantes foi eleita pelos funcionários e, a outra metade, indicada pelos empregadores.

A solenidade foi presidida pela diretora de Recursos Humanos da universidade, profa. Graciele Pinheiro Teles, que destacou a importância do papel exercido pelos cipeiros. “É uma função primordial que estabelece o bem estar nas atividades e nos ambientes de trabalho para que o funcionário tenha uma atuação segura. E essa é a principal função, pois o papel não é remediar, e sim prevenir”, ressaltou.

Além de cumprir as exigências legais, a fonoaudióloga Wanessa Carvalho, que tomou posse como cipeira, destacou a parceria da Comissão com a administração superior. “A Cipa consegue dar esse suporte: de compatibilizar o trabalho com a integridade física do próprio trabalhador”, pontuou. A Cipa também atua na prevenção de doenças ocupacionais, auxiliando diretamente o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Ainda de acordo com a legislação, estão entre os papeis do cipeiro, observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los e solicitar medidas que previnam acidentes.

Fotos: Weslley Cruz