Ciências Aeronáuticas recebe certificação da ANAC

Um marco que mostra a qualidade e a tradição no ensino de graduação da PUC Goiás, que proporciona uma formação integral ao estudante. Referência no Centro-Oeste, o curso de Ciências Aeronáuticas (CAER) da universidade recebeu no último dia 12 de julho, o Certificado de Instrução de Aviação Civil (CIAC), emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que tem o papel de certificar e homologar os cursos ligados à aviação civil no Brasil.

É um documento que traz consigo o selo de excelência da ANAC, mostrando que o CAER é um centro de aviação civil completamente apto para exercer a missão de formar pilotos qualificados para atender às demandas e exigências do mundo do trabalho.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Salmen Chaquip Bukzem, esta conquista não é alcançada por todas as instituições avaliadas pela Agência, por se tratar de um processo exigente, que impõe mudanças nas matrizes curriculares dos cursos de aviação civil no sentido de desenvolver habilidades e competências no saber fazer, além de melhorar a capacitação humana para prevenção de acidentes aéreos. Todas essas exigências estão especificadas no documento IS Nº 141-007 da ANAC, disponibilizado neste link.

“O mais interessante de tudo é que o curso já estava atento a essas situações e temos uma formação que vai muito além do que a ANAC exige. Temos disciplinas na área de Psicologia, Gestão, Segurança Operacional e de Voo, Treinamento, Capacitação, novos laboratórios de voo simulado e navegação aérea, tudo isso visando capacitar os estudantes de forma eficiente. É um curso moderno, que vai passar por mais um upgrade agora”, ressalta.

Mesmo neste contexto de pandemia, a aviação é um setor em ascensão que traz uma demanda para a qualificação de pilotos. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil deve se tornar o quinto maior mercado mundial em transporte aéreo até o final de 2030.

“É essa situação que a PUC está querendo atender e vamos, cada vez mais, atualizar o curso, deixá-lo mais atraente e competitivo, de forma que o(a) egresso(a) encontre no mercado de trabalho a mesma realidade que encontrou em sala de aula”, complementa o prof. Salmen.

Faça PUC!

O curso de Ciências Aeronáuticas, que possibilita a qualificação de pilotos para atuar em linhas áreas, voo comercial e privado, está com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre. Saiba como participar do vestibular aqui.