Ciclo de debates aborda História do Tempo Presente

O Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás deu continuidade nesta segunda-feira, 17, ao Ciclo de Debates 2018 com a palestra História do Tempo Presente: uma introdução teórica, com o professor doutor Manoel Gustavo de Souza Neto, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O encontro, na sala 303 da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário reuniu dezenas de acadêmicos na discussão, que foi mediada pela professora Renata Cristina de Sousa Nascimento, do mestrado.

“A História do Tempo Presente não é o nosso tempo presente, o agora, mas o nosso passado mais próximo”, explicou o palestrante. O termo, que pode ser atrelado aos estudos da história contemporânea, segundo o professor, tem como característica o recorte temporal [pós-guerras] e as discussões sobre a objetividade e a neutralidade da História. “Essa objetividade da ciência e da história foi desmistificada de diferentes formas ao longo do século XX”, pondera, ao lembrar ainda que essa discussão é muito mais complexa, até mesmo na definição de objetividade. “A Segunda Guerra Mundial parece ter esgotado algumas de nossas certezas”.

A lista completa de eventos do mestrado em História pode ser acompanhada clicando aqui.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.