Cerimônia do Jaleco: estudantes da Fonoaudiologia começam prática clínica

O curso de Fonoaudiologia realizou na noite da última sexta-feira, 24, no auditório 1 da Área 2, a Cerimônia do Jaleco, evento tradicionalmente conhecido na área da Saúde por marcar a transição da sala de aula para o início da prática clínica.

Ao todo, 27 estudantes que caminham para a reta final do curso, fizeram um juramento para reiterar o compromisso diante da missão que lhes foi designada para, em seguida, receberem o jaleco das mãos dos familiares.

Coordenadora do curso, a profa. Silvia Maria Ramos explica o simbolismo do evento: o jaleco representa a biossegurança, por se tratar de um equipamento de proteção individual (EPI), que protege o profissional e o paciente, e também a responsabilidade profissional, que traz consigo um código de ética.

Para trazer um clima de afeto e acolhida ao rito formal, a presença dos familiares trouxe uma emoção a mais ao evento, já que foram os próprios entes queridos dos estudantes que vestiram o jaleco em cada um.

Quem viveu intensamente o momento foram as estudantes Júlia Gabriela Rodrigues Rezende e Yasmim Silva Pires, ambas do 7º período do curso. A um ano da formatura, agora elas olham para a trajetória acadêmica com uma nova postura, já que a chegada do estágio traz a oportunidade de qualificar a formação e ter um contato mais próximo com os pacientes.

“É uma sensação de responsabilidade, de passar da sala de aula para a prática. É uma sensação gostosa participar deste momento com toda a família. Pretendo atuar na área de linguagem infantil, me encontrei no curso e achei tudo incrível”, declarou Yasmim.

Campos de estágio

Em 2023/1, os estudantes serão enviados para diversos locais de estágio entre eles, a Clínica Escola Vida (Jardim Novo Mundo) e o Centro de Referência em Saúde Auditiva (Cresa), ambos da PUC, e ambientes externos, como, por exemplo, UFG, Associação Down de Goiás (Asdown), Centro de Convivência do Idoso, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (hospital-ensino da instituição), entre outros.

Independente do local onde irão atuar, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que estudaram nas disciplinas teóricas. Prof. Marcos Borges, coordenador da Clínica Escola Vida ressalta que o estágio proporciona ao estudante a experiência de estar frente a frente com o paciente, promover a qualidade de vida e a inclusão, além de entender a dinâmica das pessoas que precisam dos saberes da Fonoaudiologia.

“Sem os estagiários, a Clínica Escola não existiria. Nós precisamos de todos para que eles nos ajudem na acolhida aos pacientes, no tratamento, para que possamos devolver essa ação de serviço  à comunidade, que nos procura”, ressaltou.

Na Clínica Escola Vida, o estagiário do curso de Fonoaudiologia acompanha demandas de todas as fases da vida, a começar pela aquisição da linguagem, dificuldades de sucção, primeiras aprendizagens formais de leitura e escrita, raciocínio lógico e matemático, disfagia e problemas vocais, além das estimulações cognitivas, processos de mastigação e deglutição para o público da terceira idade, entre muitas outras contribuições, que acompanham o ser humano no ciclo da vida.

Presença do Conselho

A cerimônia foi prestigiada pela vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (5ª Região), Eliana Marques, que fez uma reflexão sobre as contribuições da categoria ao mundo do trabalho e à sociedade, além de destacar o papel do CRF.

“O uso do jaleco legitima o futuro profissional e, para nós, é um momento de muita emoção. Enquanto Conselho temos, prioritariamente, a questão de fiscalizar o profissional, no intuito de orientar e aconselhar, mas nosso desejo é lembrar a importância do Código de Ética para que esse profissional use o mesmo de forma efetiva”, pontuou.

Fotos: Ana Paula Abrão