Cerimônia do Jaleco: estudantes da Fonoaudiologia começam prática clínica  

O curso de Fonoaudiologia realizou na noite da última sexta-feira, 24, no auditório 1 da Área 2, a Cerimônia do Jaleco, evento tradicionalmente conhecido na área da Saúde por marcar a transição da sala de aula para o início da prática clínica.

Ao todo, 27 estudantes que caminham para a reta final do curso, fizeram um juramento para reiterar o compromisso diante da missão que lhes foi designada para, em seguida, receberem o jaleco das mãos dos familiares.

Coordenadora do curso, a profa. Silvia Maria Ramos explica o simbolismo do evento: o jaleco representa a biossegurança, por se tratar de um equipamento de proteção individual (EPI), que protege o profissional e o paciente, e também a responsabilidade profissional, que traz consigo um código de ética.

Para trazer um clima de afeto e acolhida ao rito formal, a presença dos familiares trouxe uma emoção a mais ao evento, já que foram os próprios entes queridos dos estudantes que vestiram o jaleco em cada um.

Quem viveu intensamente o momento foram as estudantes Júlia Gabriela Rodrigues Rezende e Yasmim Silva Pires, ambas do 7º período do curso. A um ano da formatura, agora elas olham para a trajetória acadêmica com uma nova postura, já que a chegada do estágio traz a oportunidade de qualificar a formação e ter um contato mais próximo com os pacientes.

“É uma sensação de responsabilidade, de passar da sala de aula para a prática. É uma sensação gostosa participar deste momento com toda a família. Pretendo atuar na área de linguagem infantil, me encontrei no curso e achei tudo incrível”, declarou Yasmim.

Campos de estágio

Em 2023/1, os estudantes serão enviados para diversos locais de estágio entre eles, a Clínica Escola Vida (Jardim Novo Mundo) e o Centro de Referência em Saúde Auditiva (Cresa), ambos da PUC, e ambientes externos, como, por exemplo, UFG, Associação Down de Goiás (Asdown), Centro de Convivência do Idoso, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (hospital-ensino da instituição), entre outros.

Independente do local onde irão atuar, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que estudaram nas disciplinas teóricas. Prof. Marcos Borges, coordenador da Clínica Escola Vida ressalta que o estágio proporciona ao estudante a experiência de estar frente a frente com o paciente, promover a qualidade de vida e a inclusão, além de entender a dinâmica das pessoas que precisam dos saberes da Fonoaudiologia.

“Sem os estagiários, a Clínica Escola não existiria. Nós precisamos de todos para que eles nos ajudem na acolhida aos pacientes, no tratamento, para que possamos devolver essa ação de serviço  à comunidade, que nos procura”, ressaltou.

Na Clínica Escola Vida, o estagiário do curso de Fonoaudiologia acompanha demandas de todas as fases da vida, a começar pela aquisição da linguagem, dificuldades de sucção, primeiras aprendizagens formais de leitura e escrita, raciocínio lógico e matemático, disfagia e problemas vocais, além das estimulações cognitivas, processos de mastigação e deglutição para o público da terceira idade, entre muitas outras contribuições, que acompanham o ser humano no ciclo da vida.

Presença do Conselho

A cerimônia foi prestigiada pela vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (5ª Região), Eliana Marques, que fez uma reflexão sobre as contribuições da categoria ao mundo do trabalho e à sociedade, além de destacar o papel do CRF.

“O uso do jaleco legitima o futuro profissional e, para nós, é um momento de muita emoção. Enquanto Conselho temos, prioritariamente, a questão de fiscalizar o profissional, no intuito de orientar e aconselhar, mas nosso desejo é lembrar a importância do Código de Ética para que esse profissional use o mesmo de forma efetiva”, pontuou.

Fotos: Ana Paula Abrão 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.