Cerimônia da Lâmpada celebra futuros enfermeiros

O curso de Enfermagem realizou nesta terça-feira, 12 de março, no auditório da Área 4, a terceira edição da Solenidade Passagem da Lâmpada, que marca o ingresso dos graduandos no último período do curso. A solenidade tem como rito principal a transmissão de uma lamparina pelos egressos e egressas, formados em 2023/2, aos estudantes que vão terminar a graduação neste primeiro semestre.

O evento é rico em simbolismos e pautado pela emoção. Inspirado na biografia da fundadora da Enfermagem Moderna, Florence Nightingale (1820-1910), que utilizava uma lamparina para atender os soldados feridos na Guerra da Crimeia (1853-56), o evento traz a lâmpada como símbolo da assistência dos enfermeiros a todos aqueles que necessitam de cuidados em saúde.

Docentes, estudantes e familiares participaram do momento único que marca o compromisso dos futuros enfermeiros com a ciência e o clicado com os pacientes. A Coordenadora do curso de Enfermagem, a profa. Karla Prado falou da importância do diferencial humanístico na formação dos enfermeiros da PUC Goiás. “Este é um momento que a gente percebe que vai valer a pena cada minuto vivido dentro da universidade”, afirmou ela. Sobre a homenageada, ela afirma que seu legado humanitário ressoa em todas as áreas de conhecimento, não só na Enfermagem e que deve servir como inspiração a todos os futuros colegas.

Para Isabela Marçal, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, que participou da cerimônia, este foi um momento marcante e único em sua trajetória como estudante. “Ela representa para todos nós estudantes esta luz do cuidado”, afirmou ela, que já está estagiando na área e espera poder seguir na carreira acadêmica.

A formanda Graziela Fernandes afirma que o momento foi de relembrar a trajetória dos últimos anos de formação e de sentir o crescimento conquistado. “Hoje já me percebo segura para atender e cumprir minha missão”, que está no último período do curso.

Também participaram do evento a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscilla Valverde, o diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Divino Rodrigues e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem Angela Bete Severino.

Fotos: Weslley Cruz