Centro Acadêmico de Psicologia discute racismo e suas faces

O Centro Acadêmico de Psicologia (C.A) promoveu na noite desta quinta-feira,28, nas Salas Multiuso da Área 4, uma roda de conversa sobre a temática racismo e suas faces. Com uma discussão interdisciplinar, o evento recebeu os docentes Uene José Gomes e Joseleno Vieira dos Santos, os discentes Vitor, Amanda e Emanuelle e também a líder quilombola Lucilene Kalunga.

Karolaine Katiucia, diretora de eventos do C.A fala da proposta da atividade em destacar questões sobre consciência negra, que atualmente é tema de pauta e que pela primeira vez tornou-se feriado em nível nacional. “Essa pauta foi tema de Enem e a gente decidiu trazer pra faculdade, porque é um tema pouco discutido”, enfatizou.

Segundo a diretora, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o tema e a roda de conversa foi uma maneira de sanar essas dúvidas. Além dos aspectos históricos, a estudante pontuou que o racismo também abarca as questões psicológicas. “Até hoje a gente ainda vê pessoas negras escravizadas, não tendo dignidade no serviço e não tendo a qualidade mesmo que elas merecem”, completou.

O professor do curso de Psicologia, Joseleno Vieira dos Santos, discute o racismo e suas manifestações dentro da disciplina Psicologia Social e Comunitária. “O Brasil é um país de origem escravocrata, colonialista, que a rigor nunca realmente estabeleceu um processo de emancipação e de inclusão total da população negra, que foi escravizada. Então como universidade, como psicologia, na área da psicologia social, especialmente, é um tema que a gente tem que trazer cada vez mais para debater, refletir, produzir conhecimento e pesquisa,  além de contribuir ao processo de enfrentamento ao racismo e de emancipação dessa população”, destaca o professor.

(Texto: Nívia Menegat, estagiária da Dicom)

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.