Casal universitário desenvolve impressão 3D com chocolate

Imagine uma máquina 3D que possa imprimir chocolate. Essa ideia gastronômica inusitada virou pesquisa científica, tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, também, futura candidata para se tornar um produto de sucesso no mercado.

O projeto foi desenvolvido e testado pelos acadêmicos, Felipe Olívio da Rocha Faria e Gleice Kelly Ferreira Dourado Faria, do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUC Goiás (Mecatrônica), que caminham para a reta final da graduação, rumo à formatura.

Após dois anos de trabalho, o casal apresentou o projeto intitulado Métodos de extrusão na impressão 3D com chocolate, nesta quarta-feira, 5, na Escola de Engenharia e obteve nota máxima da banca examinadora.

E, de forma didática, como funciona uma máquina assim?!

A dupla atualizou um cabeçote extrusor de uma impressora já existente e, após testes realizados com o uso de seringa aquecida, utilizando cartuchos aquecedores e sensores de temperatura, realizaram nova atualização em um segundo protótipo. Nesse processo colocaram uma bomba de engrenagem, que gerava a impressão e extrusão do material. Vale ressaltar que, durante os testes realizados, a máquina teve melhor desempenho com chocolate hidrogenado, que conta com maior concentração de gordura.

Além de exibir as fotos e vídeos com os testes realizados na impressora, os acadêmicos também partilharam as referências bibliográficas, metodologia e todos os passos que a apresentação de um TCC exige. O projeto foi orientado pelo prof. Marcos Lajovic, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da instituição, que já sonhava em desenvolver projetos na área de alimentos.

“Também é um sonho particular meu, porque iniciei um projeto de iniciação científica com o prof. Lajovic e minha mãe é confeiteira. Unimos o útil ao agradável e estamos trabalhando juntos com o desafio de trabalhar com esse tipo de impressão”, conta Felipe. A ideia dos alunos é dar continuidade ao protótipo até conseguir um produto satisfatório.

A pesquisa foi bem acolhida pela banca de examinadores composta pelos docentes, Wanderson Rainer e Fabrícia Neres Borges, além do orientador do projeto, prof. Lajovic, que deram suas sugestões ao trabalho, além de parabenizar os acadêmicos pelo esforço e dedicação na pesquisa acadêmica. O momento foi prestigiado por estudantes e pelo coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Vitor Hugo Martins e Resende.

Concretizar o sonho

Apesar de existirem iniciativas de sucesso na área em países como Bélgica, França e Finlândia, o valor do produto no mercado ainda é alto, desafio que o casal também pretende contornar.“Queremos dar uma contribuição para o mercado de forma mais econômica. É um produto que serve para qualquer outra impressora, basta comprar o cabeçote de extrusão e a pessoa já consegue imprimir em casa”, pontuaram.

Os jovens que se conheceram na universidade, no primeiro período curso, se casaram no ano passado e, além de partilhar os sonhos pessoais, também têm metas profissionais afins: “nosso sonho é que a gente consiga produzir esse produto fielmente ao que a gente projetou, de forma que tenhamos sucesso nisso”, almejam.

O curso

O Curso de Engenharia de Controle e Automação ofertas vagas para o próximo vestibular da PUC Goiás, que está com inscrições abertas. Neste ano, a Mecatrônica comemora 10 anos de história na instituição com uma trajetória de sucesso: mais de 80% dos egressos no curso atuam na áreas de processos industriais, comerciais, residenciais ou até mesmo em universidades, colaborando com pesquisas científicas.

Conheça um pouco mais sobre o universo do curso aqui e, confira, em breve, no site PUC VC uma reportagem especial sobre a carreira do engenheiro de controle e automação, além das oportunidades de bolsa e assistência estudantil que incentivam a permanência do estudante no ensino superior.

Fotos: Wagmar Alves