Carreira sólida como delegado federal

Uma vida dedicada ao serviço público, os últimos 15 anos como delegado de um órgão almejado por muitos estudantes do Direito e respeitado por toda a sociedade: a Polícia Federal.

Ao fazer uma retrospectiva da sua história profissional, o delegado da PF, lotado na Superintendência Regional de Goiás, Franklin Medeiros, 46 anos, egresso do curso de Direito da PUC, recorda-se de quando chegou à capital goiana, ainda adolescente, oriundo de Arraias (Tocantins) para concluir seus estudos na educação básica e definir um foco de carreira.

Ele ingressou no curso de Direito da então UCG no ano de 1992 e quanto mais estudava as disciplinas do mundo jurídico, mais seu foco profissional ficava nítido. Como estudante, tinha preferência pelas disciplinas de Direito Tributário e Direito Penal, que compõem a matriz curricular do curso e permitem um estudo mais específico dentro das especialidades jurídicas. Sua lembrança mais marcante da graduação é a formação humanizada proporcionada pelo corpo docente. Os valores ensinados pelos professores, que posteriormente se tornaram colegas de trabalho e amigos, marcam sua vida até hoje.

“A formação humanística foi muito boa. Os ensinamentos que os professores passaram em relação à moral e honestidade moldaram muito o meu caráter”, declara o delegado, ao se lembrar da PUC.

Formação sólida garante aprovação em concurso

Uma das possibilidades de carreira dentro do Direito é a atuação em órgãos públicos. Para quem almeja estabilidade e segurança, conquistar uma vaga no concurso dos sonhos é um ponto de partida para traçar uma carreira sólida em órgãos importantes que tem uma história de compromisso com a sociedade.

Com uma trajetória impecável na graduação, Franklin é um dos egressos da universidade que obteve essa conquista praticamente recém-formado. Em 1997, pouco tempo depois da sua colação de grau, foi aprovado em concurso público da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para exercer a função de auditor fiscal. Dedicou-se ao ofício por 8 anos.

Continuando no serviço público, em um momento da vida ele mudou o enfoque de carreira e, pela sua aptidão investigativa, ingressou na Divisão da Polícia em Brasília, como chefe substituto do departamento, assumindo a função de delegado desde muito jovem. Depois de um tempo ingressou na Polícia Federal, conquista que, para ele e sua família, é motivo de orgulho, já que o órgão é considerado o número 1 de combate à corrupção.

Pela sua experiência e credibilidade como delegado, Franklin é palestrante do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da PUC Goiás, que proporciona um contato dos acadêmicos com a prática jurídica, além de auxiliá-los a escolher um enfoque de carreira. Quando requisitado pelo curso, ele conversa com os estudantes sobre as atribuições e missão da Polícia Federal e como é o dia a dia de um delegado. A Polícia Federal também é ** campo de estágio** dos acadêmicos do curso de Direito da instituição, oferecendo essa oportunidade ao corpo discente de aplicar a teoria na prática.

Combate ao crime

Imagine presidir um inquérito policial e combater o crime por meio de uma grande investigação?! Essas atribuições fazem parte da rotina de um delegado e marcam a experiência mais intensa do delegado Franklin Medeiros dentro da PF. No ano passado, ele presidiu as investigações da Operação Abutre, que desbaratou uma organização criminosa dedicada à promoção de fraudes em desfavor do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

Pelo menos R$ 10 milhões teriam sido desviados da iniciativa, criada com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A investigação foi um sucesso e ganhou grande repercussão midiática. Mesmo na fase de cruzamento de dados, o caso foi praticamente desvendado.

Para o delegado, o Direito é um instrumento de combate às injustiças que ocorrem no país. Consciente da sua missão como policial de Estado e ser humano, todos esses anos de serviço público foram marcados por muito trabalho, mas, também, por muita realização profissional e pessoal.

A PUC é isso

Tem afinidade com o curso de Direito e almeja construir uma carreira como delegado(a) da Polícia Federal? Saiba que sua oportunidade chegou.