Câncer de mama é tema de palestra na Clínica Escola Vida

O câncer de mama registra 52.680 novos casos por ano e mesmo com tantas informações e campanhas sobre o assunto, ainda existem inúmeras dúvidas, principalmente, por parte da população que não tem acesso à saúde de qualidade. Tendo em vista esse contexto, a Clínica Escola Vida da PUC Goiás promoveu na manhã desta quinta-feira, 27, uma palestra sobre a doença, com foco na prevenção, voltada aos funcionários e pacientes da Clínica que, muitas vezes, são oriundos de outras cidades e estados.

A partir de um olhar interdisciplinar, o câncer de mama foi abordado, na palestra, a partir da perspectiva da fisioterapia, enfermagem e psicologia, com a participação de profissionais dessas áreas. Durante a palestra, o público pôde tirar suas dúvidas e ter mais esclarecimentos sobre esse câncer que tem como grupo de risco as mulheres acima de 40 anos, com histórico da doença na família, além de outros fatores, como o uso contínuo de anticoncepcionais, sedentarismo, obesidade, além do uso de tabaco e álcool.

A iniciativa é do curso de Fisioterapia da instituição, por meio da disciplina  Saúde Pública, que enfoca a atenção primária à saúde. “O câncer quando detectado o mais precoce possível, tem uma resposta melhor no tratamento. Assim é possível evitar posteriores mutilações na mama e, inclusive, previne a ocorrência de metástases. A prevenção é muito mais barata do que os gastos imensos com o tratamento”, enfatizou o professor José Rodrigues do Carmo Filho, coordenador da Clínica Escola Vida.

A Clínica, que atende a população de baixa renda e se constitui em campo de estágio para os acadêmicos de Psicologia, Nutrição, e Fisioterapia da PUC Goiás, é um laboratório para os acadêmicos, de forma que possa cumprir seu papel acadêmico de não apenas ensinar, mas estender esse conhecimento à população, como observa a estudante do 8º período de Fisioterapia, Amanda Aguiar: “como profissionais da saúde, além de tratar e pensar na enfermidade do paciente, precisamos prevenir. É uma palestra de conscientização, porque a saúde é muito mais que tratamento ou habilitação, precisamos prevenir para que futuros acometimentos não sejam efetivados”, refletiu. Ao final do evento, as presentes preencheram uma ficha de encaminhamento para mamografia, que será realizada no Hospital Geral de Goiânia.

Fotos: Weslley Cruz