Campanha pela Saúde leva estudantes da PUC a promover prevenção

Em uma parceria entre os cursos de Medicina e Odontologia da PUC Goiás com o Lion Club, e Laboratório Núcleo, na manhã do último sábado, 11, foi feito um mutirão de atendimentos em Aparecida de Goiânia. A programação teve início às 8:30h e foi até às 11:30h e contemplou aferição de pressão, exames de glicemia, orientações a respeito da obesidade, diabetes, câncer bucal e prevenção à cárie infantil.

Idealizadora do projeto, a professora Isabel Cristina Carvalho Medeiros Francescantonio, explica que o intuito do evento é promover, acima de tudo, a prevenção: “Nós não estamos aqui para prescrever, e sim, para orientar e prevenir. Eu entendo que a melhor coisa da Medicina é a prevenção: evitar que a doença apareça é muito melhor e é nesse sentido que a gente trabalha e que as ligas se envolvem pra que a gente consiga fazer esse evento acontecer”.

Com a adesão de 30 estudantes do curso de Medicina da PUC Goiás e de cerca de 6 do curso de Odontologia, a equipe ganhou reforço de alguns estudantes da UFG que pediram para participar e foram autorizados, afinal, se é para somar e colaborar com a qualidade da entrega do trabalho final, quem se voluntariza é bem-vindo.

Dentre as atividades desempenhadas, está a monitorização de diabetes e orientação para quem tem risco de desenvolver a doença: “Existe um critério da Sociedade Brasileira de Diabetes que é norteado por um questionário que utilizamos com o paciente lançando mão de uma pontuação. Ao final, é possível aferir se o paciente tem alto ou baixo risco de desenvolver a doença, o que norteará os nossos cuidados”, esclarece Isabel.

Vila Lions

Em uma iniciativa filantrópica do Lions Club, foi construída uma vila com 11 casas destinadas a famílias que possuem entre seus entes pessoas com necessidades especiais, a fim de abrigá-los de forma digna e humana e facilitar o acesso ao atendimento médico, quando necessário: “Às vezes, o paciente tem resistência de procurar ajuda médica por medo, por inibição ou por não ter a mínima condição de se deslocar até um centro de saúde”, destaca a professora Isabel.

Ainda de acordo com Isabel Francescantonio, a pretensão da PUC Goiás, por meio das ligas acadêmicas e estudantes dos cursos das áreas da saúde, é ‘adotar’ a vila e promover, tanto quanto possível, diversas ações para a comunidade.

Em uma das casas da Vila Lions mora Davyd de Oliveira, acometido de paralisia cerebral. Aos 13 anos, ele aguardava a visita domiciliar da equipe na companhia da irmã, Camilly de Oliveira, de 15 anos. Depois que a equipe médica fez o atendimento ao paciente, foi a vez da equipe da Odontologia tomar a frente. Capitaneada pela professora Juliê Marra de Paula, as estudantes e a professora instruíram tanto o paciente quanto a irmã sobre a melhor forma de se proceder à escovação para evitar o acúmulo de placas bacterianas e cáries.

Crédito das imagens: Weslley Cruz