Campanha Novembro Azul é realizada na PUC

Em todo o mundo, novembro é o mês de prevenção ao câncer de próstata, segunda doença mais comum entre os homens no Brasil. Apenas no ano de 2017, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou 15.391 mortes decorridas desse tipo de câncer.

Dessa forma, uma das formas de evitar o problema é realizar campanhas para conscientização da sociedade, de forma que as ações sejam preventivas, evitando novas vítimas. De olho nessa realidade, a Divisão de Recursos Humanos da PUC Goiás, em parceria com a Promed Planos de Saúde, e apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), realizaram uma ação preventiva ao câncer de próstata voltada aos funcionários da universidade.

Até o final da tarde desta quinta-feira, 14, na sede da DRH (Área 2), profissionais da área da Saúde conferem a pressão arterial dos funcionários e, também, realizam coleta de sangue para análise da glicemia e diagnóstico de PSA (Antígenos Específicos da Próstata). A ginecologista obstetra, Juliana Rizzo, também proferiu palestra sobre o tema Novembro Azul e a equipe do Alonga RH realizou uma sessão de relaxamento com os participantes.

Um fato que chamou atenção da coordenadora de Recursos Humanos, Graciele Pinheiro Teles, foi a notável adesão dos funcionários da PUC que compareceram ao Serviço de Atendimento à Saúde desde o início da manhã, para participarem dos atendimentos. Além da Campanha Outubro Rosa voltada para as mulheres, a Divisão também pretende realizar a Campanha do Setembro Amarelo, no próximo ano,  para discutir e prevenir casos de suicídio.

O funcionário do SAS, Cleuton Alves de Carvalho Filho, 26 anos, participou do evento e falou sobre a relevância do acesso à informação de qualidade. “A Campanha demonstra a preocupação da universidade com os trabalhadores, na minha família já houve casos de câncer de próstata, então eu procuro sempre me informar. Realizei os exames, ouvi as orientações e percebemos que o pessoal está empenhado”, opinou o funcionário.

Além do acompanhamento médico, ter alimentação saudável,manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são algumas ações preventivas ao câncer de próstata. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, são fatores de risco para a doença a idade avançada, histórico de câncer na família e obesidade.

(Com colaboração da estagiária Izabella Moura)

Fotos: Ana Paula Abrão