Campanha do Enade é apresentada no Câmpus V

Neste ano, estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Teologia, Serviço Social e Tecnologia em Gastronomia da PUC Goiás realizam o Enade no dia 25 de novembro. Para lançar a campanha de conscientização sobre a relevância da prova, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reuniu nesta terça-feira, 2, no Teatro PUC (Câmpus V), durante os três turnos do dia, cinco dos 12 cursos de graduação da universidade que participam desta edição da prova. A campanha foi aberta no último dia 20 de setembro, na Área 4, envolvendo os outros cursos que compõem o grupo.

Os alunos convocados para a reunião do Câmpus V foram oriundos dos cursos de Teologia, Direito, Relações Internacionais, Jornalismo e Publicidade Propaganda. Durante o evento, eles receberam as boas-vindas da pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, que pontuou sobre o conjunto de ações de conscientização, indo além da campanha e que iniciam desde o ingresso do estudante na universidade.

“Ao longo do processo formativo, é claro que a questão do Enade precisa comparecer, por isso nós instituímos há seis anos a Avaliação Interdisciplinar, com a mesma metodologia de avaliação do Exame. Queremos que esses cursos conquistem o cinco, porque todos têm condições disso. É a aposta que nossos estudantes se responsabilizem com a prova que irão fazer e tenham todo o cuidado e paciência na realização da prova”, declarou a gestora.

Durante o evento, os estudantes receberam orientações gerais sobre o Enade e o material de divulgação impresso da Campanha. Os seminários temáticos sobre os temas avaliados na prova também estão disponíveis no site www.pucgoias.edu.br/enade.

Criatividade e inovação na campanha

A campanha tem mobilizado as coordenações e o corpo discente dos cursos de graduação, entre eles, o curso de Publicidade e Propaganda da universidade, que enviará 164 alunos para realizarem a prova. Para envolver os estudantes, a gestão do curso ficou há mais de um semestre trabalhando em um novo projeto chamado Game Enade PP, mesclando ensino e inovação, lançado na última semana de setembro.

“Ele é desenvolvido em oito etapas e em cada fase os alunos realizam atividades e podem pontuar. Isso gera benefícios acadêmicos para os estudantes, então foi uma forma de trazer maior envolvimento do aluno em relação aos conteúdos que podem ser revistos e, ao mesmo tempo, bonificá-los por essa participação que terão nas atividades por sua participação”, explicou a coordenadora do curso de PP, profa. Adriana Rodrigues Ferreira. A iniciativa tem encantado os alunos, que se sentem protagonistas no processo de ensino aprendizagem.

Para o aluno Heliel de Oliveira, que recebeu o diploma de Mérito Acadêmico, honraria da instituição concedida a estudantes com altos coeficientes de desempenho, o jogo é um incentivo a mais para estudar, além de recompensar o esforço dos alunos. A estudante Marcela Azevedo também avaliou a campanha e sua relevância para a formação: “é importante, porque subimos a nota da universidade, melhoramos nosso curso, além de ser uma preparação para concursos e processos avaliativos”, concluiu.

Fotos: Wagmar Alves

Fotos: Weslley Cruz