Campanha da Fraternidade é tema de minicurso

A Campanha da Fraternidade 2018 foi tema de minicurso ofertado nesta sexta-feira, 25, durante a Jornada da Cidadania da PUC Goiás. A formação faz parte da Estação do Conhecimento e foi ministrada por docentes da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da instituição que se revezaram nos três turnos.

Neste ano, a iniciativa da Igreja Católica aborda o tema Fraternidade e superação da violência e o lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

A profa. Ana Pinheiro comandou o minicurso no período noturno ao lado da profa. Lúcia de Fátima Ribeiro. “Todo tipo de violência é uma violação aos Direitos Humanos”, frisou Ana, ressaltando que o seu combate passa pela justiça social.

Para ela, abordar a temática durante a Jornada é uma forma de ressaltar a necessidade de se respeitar a dignidade humana em todas as suas dimensões.

Mobilização

Em março, a Comissão de Articulação da Campanha da Fraternidade na PUC Goiás mobilizou a comunidade acadêmica em um Dia D pela paz. No começo deste mês, o V Colóquio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades abordou a CF preparando os estudantes para responder questões sobre o assunto na Avaliação Interdisciplinar.

Programação

A ação comunitária da PUC Goiás termina neste sábado, 26, com serviços e atividades gratuitos no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros recebem o público e mobilizam nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.