Campanha da Fraternidade 2020 será lançada dia 26

A Campanha da Fraternidade (CF) 2020 tem como tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Essa passagem é retirada da parábola do Bom Samaritano, que norteará toda a reflexão durante o período quaresmal. A abertura, como em todos os anos, será na Quarta-feira de Cinzas, neste ano, 26 de fevereiro. Na Arquidiocese de Goiânia, a solenidade será realizada no auditório da Cúria Metropolitana, às 9 horas, com presença do arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom Washington Cruz, e de seus bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir S. Arantes.

No Brasil, a CF é realizada há mais de 50 anos pela Igreja, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem como objetivo geral conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade, no planeta, nossa Casa Comum.

O texto de apresentação do Manual da Campanha da Fraternidade 2020 destaca que, “neste ano, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. Longe de ser uma mera repetição de assunto exaustivamente abordado, o tema ‘vida’ emerge em nossos dias como um clamor que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada” (LS, n. 53). Como nos indicou a Campanha da Fraternidade 2019, que tratou das políticas públicas, “esse clamor se depara com a insuficiência de ações efetivas para a superação dos problemas”. (…) Em meio a tantas questões, a Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado.

Sobre a Quaresma

A Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas, sempre recebeu um caráter de penitência e de conversão de vida. Por isso, a Igreja propõe aos fiéis alguns exercícios físico-espirituais, inspirados no Evangelho: jejum, esmola e oração (Mt 6,1-18). O jejum convida para um esvaziamento, uma abstenção para despertar a fome de Deus e a disposição de saciar a fome dos irmãos e irmãs em necessidade. A esmola consiste no gesto da partilha, da entrega e do cuidado. O amor e a misericórdia se tornam concretos, indo ao encontro do outro para partilhar; é o gesto de sair de si para cuidar de quem precisa mais do que nós. Na Quaresma até fazemos a Campanha da Fraternidade, ou seja, uma campanha para sermos mais fraternos, mais irmãos e irmãs. A oração: ao escutarmos e meditarmos a realidade que nos cerca, sobretudo a partir da Palavra de Deus, é despertada em nós a necessidade da prece, da oração. Na sua Palavra, Deus se revela como amor e misericórdia infinita, o que nos faz louvar e agradecer, assim como suplicar a força e a graça para sermos discípulos missionários desse amor, manifestando o espírito da fraternidade aos irmãos.
Informações: Vicom – Arquidiocese de Goiânia / CNBB

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.