Caminhando de olho no horizonte

Prestes a completar seis décadas, a PUC Goiás estabeleceu metas programáticas para os anos que antecedem seu Jubileu de Diamante. Uma das frentes de trabalho rumo aos 60 anos, que serão celebrados em 2019, é o Projeto Identidade, lançado no segundo semestre, a partir de experiências bem-sucedidas em outras instituições, como a PUCPR e a PUCRS.

O objetivo é fortalecer o senso de pertencimento – compartilhando missão e valores – e criar um espírito de comunidade. “Procuramos estabelecer esse projeto como um método que construa a identidade, que não é estática. É preciso que ela seja construída permanentemente e principalmente com formação do quadro de pessoal”, explica o reitor da universidade, professor Wolmir Amado.

Para os próximos meses, a intenção da universidade é investir em ações que fomentem a excelência, a sustentabilidade e a internacionalização. Iniciativas consolidadas seguirão, como a Avaliação Interdisciplinar (AI) semestral, a Jornada da Cidadania e o Congresso de Ciência e Tecnologia. “A instituição já fez uma árdua travessia de quase seis décadas. Com isso, conseguiu edificar uma tradição de universidade no Centro-Oeste”, pondera.

Além disso, o Encontro de Famílias será incluído na programação da próxima Calourada e o Projeto Identidade, ampliado. “O papel da gestão é sempre relançar a universidade e, assim, renová-la. A rigor, o grande objetivo dessa preparação para os 60 anos uma instituição que se renova, se refunda e, principalmente, que se relança”, defende.

Calourada

Neste ano, a PUC Goiás unificará dois eventos: a Calourada e do Encontro com as Famílias. Assim, a partir do primeiro semestre, novos alunos e seus responsáveis se reunirão com os gestores da instituição em um único evento. “Vamos dar um novo tom, uma nova configuração. Será uma calourada diferente porque será uma recepção ao estudante e a sua família”, diz o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado.

No último semestre, Calourada ocorreu de forma unificada, reunindo os ingressantes no Centro de Convenções PUC. O encontro enfatizou as possibilidades oferecidas pelo ensino superior e o compromisso da instituição com o ensino de excelência. Também foi realizado o 2º Encontro Universidade e Famílias – Construindo vínculos. Os responsáveis pelos novos alunos conheceram a estrutura da universidade e seu projeto pedagógico.