Caminhada Ecológica é lançada durante Jornada

A Jornada da Cidadania 2017 foi o palco pela segunda vez do lançamento da 26º Caminhada Ecológica, promovida pelo Jornal O Popular com parceria da PUC Goiás. Atletas e voluntários se reuniram na manhã desta sexta-feira, 26, para lançar o desafio da nova edição da caminhada, que sai de Trindade no dia 18 de julho e chega à Aruanã, no dia 22 de julho.  O evento foi realizado no auditório do Bloco S, no Câmpus II, com a presença do grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, do reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, diretora especial de Projetos e Eventos da OJC, Fátima Roriz, membros da reitoria, professores e alunos.

A caminhada terá 28 atletas, sendo quatro mulheres e 24 homens, que vão percorrer 310 quilômetros entre as duas cidades, visitando cidades ribeirinhas e levando mensagem de preservação do meio ambiente. A largada será no Santuário da Basílica de Trindade e desta vez terá uma emoção especial, a homenagem à Dona Maria, que serviu almoço para os atletas durante cinco anos, em um vilarejo depois de Itaberaí. Falecida há poucos meses, ela será homenageada pelo grupo que visitará a casa da personagem, conhecida como madrinha da caminhada. No local, o almoço tradicional será mantido pelos filhos dela.

No lançamento, a trajetória dos caminhantes foi lembrada com destaque para o trabalho dos voluntários. São mais de 100 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde, que acompanham os atletas em todos os quilômetros. “A Caminhada Ecológica tem uma natureza que combina com a missão institucional da PUC Goiás. Primeiro que é uma atividade que defende o meio ambiente e a preservação da vida e transmite essa mensagem. Segundo que é um campo de pesquisa importante, ligada ao esporte, é um lugar de produção do conhecimento”, explica a professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil.

A diretora da OJC, Fátima Roriz, reforçou o papel científico da caminhada, que funciona como um centro de pesquisa. “Só quem vive a caminhada sabe a importância a atuação destes voluntários ali”, explicou. Entre os voluntários, a egressa da PUC Goiás, Vanessa Sá levou na última edição os conhecimentos da sua área de formação, Nutrição. “Lá temos a missão de servir os atletas e trazer todo o benefício do conhecimento, com alimentos que eles gostem, mas que potencializem os resultados”, afirma a aluna.

Esta edição terá nove novatos na caminhada. Entre eles, Suedina Gouveia Assis, comerciária, que aos 47 anos estreia nesta maratona da ecologia. Ela recebeu o apoio do marido e dos filhos para se dedicar à prova, o que inclui treinos diários reforçados no final de semana por caminhada de 32 quilômetros. Durante os cinco dias, os atletas chegam a caminhar 56 quilômetros diários.