Caminhada Ecológica é lançada durante Jornada

A Jornada da Cidadania 2017 foi o palco pela segunda vez do lançamento da 26º Caminhada Ecológica, promovida pelo Jornal O Popular com parceria da PUC Goiás. Atletas e voluntários se reuniram na manhã desta sexta-feira, 26, para lançar o desafio da nova edição da caminhada, que sai de Trindade no dia 18 de julho e chega à Aruanã, no dia 22 de julho.  O evento foi realizado no auditório do Bloco S, no Câmpus II, com a presença do grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, do reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, diretora especial de Projetos e Eventos da OJC, Fátima Roriz, membros da reitoria, professores e alunos.

A caminhada terá 28 atletas, sendo quatro mulheres e 24 homens, que vão percorrer 310 quilômetros entre as duas cidades, visitando cidades ribeirinhas e levando mensagem de preservação do meio ambiente. A largada será no Santuário da Basílica de Trindade e desta vez terá uma emoção especial, a homenagem à Dona Maria, que serviu almoço para os atletas durante cinco anos, em um vilarejo depois de Itaberaí. Falecida há poucos meses, ela será homenageada pelo grupo que visitará a casa da personagem, conhecida como madrinha da caminhada. No local, o almoço tradicional será mantido pelos filhos dela.

No lançamento, a trajetória dos caminhantes foi lembrada com destaque para o trabalho dos voluntários. São mais de 100 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde, que acompanham os atletas em todos os quilômetros. “A Caminhada Ecológica tem uma natureza que combina com a missão institucional da PUC Goiás. Primeiro que é uma atividade que defende o meio ambiente e a preservação da vida e transmite essa mensagem. Segundo que é um campo de pesquisa importante, ligada ao esporte, é um lugar de produção do conhecimento”, explica a professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil.

A diretora da OJC, Fátima Roriz, reforçou o papel científico da caminhada, que funciona como um centro de pesquisa. “Só quem vive a caminhada sabe a importância a atuação destes voluntários ali”, explicou. Entre os voluntários, a egressa da PUC Goiás, Vanessa Sá levou na última edição os conhecimentos da sua área de formação, Nutrição. “Lá temos a missão de servir os atletas e trazer todo o benefício do conhecimento, com alimentos que eles gostem, mas que potencializem os resultados”, afirma a aluna.

Esta edição terá nove novatos na caminhada. Entre eles, Suedina Gouveia Assis, comerciária, que aos 47 anos estreia nesta maratona da ecologia. Ela recebeu o apoio do marido e dos filhos para se dedicar à prova, o que inclui treinos diários reforçados no final de semana por caminhada de 32 quilômetros. Durante os cinco dias, os atletas chegam a caminhar 56 quilômetros diários.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.