Novos alunos compartilham expectativas

O desafio que começar um novo capítulo na vida acadêmica deu o tom da Calourada e do Encontro com as Famílias, realizados no Centro de Convenções PUC na noite desta quinta-feira, 3. Os eventos reforçaram os laços entre a instituição, as famílias e os alunos, visando uma formação de excelência para o mercado e para a vida.

A caloura de Arqueologia Beatriz de Carvalho, 19 anos, está experimentando os primeiros dias longe de casa. Ela trocou Brasília por Goiânia de olho em uma graduação que permita o diálogo com a área da História. “Gosto de pré-história e espero também melhorar enquanto pessoa com essa experiência (de ingressar na universidade)”, afirmou.

Beatriz estava acompanhada pelos pais, o funcionário público Edilson Carvalho, 57, e a vendedora Maria do Socorro Benigno, 58, que seguirão morando na capital federal. “Esse momento com as famílias é muito importante”, elogiou Carvalho.

Para a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, profa. Márcia de Alencar, a Calourada e o Encontro com as Famílias simbolizam “um grande pacto entre esses três sujeitos responsáveis pela formação acadêmico-profissional desses jovens.”

Ela analisa que essa aproximação pode reforçar o compromisso com o processo de aprendizado. “Mostramos aos alunos que a Reitoria está empenhada em oferecer um ambiente de convivência o mais saudável possível, cursos com a melhor qualidade possível, para eu possamos contribuir com a colocação, no mundo do trabalho, de profissionais qualificados e que consigam enxergar para além da sua formação”, enfatizou.

De mãe pra filha

Ao iniciar o curso de Enfermagem na PUC Goiás, a caloura Jackeline Freitas, 18, repete os passos da mãe, a assistente social Aure Lúcia Freitas, 57 anos, egressa da instituição, e do irmão mais velho, recém-formado em Engenharia Civil. “Quis que ela estudasse na PUC porque sei da qualidade do ensino, que dá um diferencial ao currículo”, comentou, enquanto aguardava o início dos eventos ao lado da filha.

Aos 40, na universidade

A caloura Devani Maria Silva, 40, precisou enfrentar as próprias dúvidas para entrar no Ensino Superior. Primeiro, em relação aos cursos. O gosto por “ajudar as pessoas”, segundo ela, fez a balança pender para o lado do Serviço Social, que disputava a “vaga” com Educação Física. “Tenho muita expectativa (em relação ao curso). Acho que vai me trazer muita experiência de vida, talvez seja um divisor de águas”, filosofa.

Enquanto aguardava o início dos eventos, ela conheceu a também caloura Suzana Rodrigues Carneiro, 19, ingressante em Química. Juntas, elas já sonhavam com uma vaga no mercado de trabalho, após o término do ensino superior. “A expectativa está ‘a mil’. O curso pode mudar minha vida”, analisou.

Segundo dia

A programação da Calourada segue nesta sexta-feira, 4, para os novos alunos, em seus respectivos horários de aula (7 horas, 13h30 ou 18h45), com informações sobre o curso e a profissão que escolheram. As atividades foram especialmente preparadas pelas coordenações dos cursos de graduação da universidade. O acadêmico poderá consultar a programação e o local de encontro na secretaria de sua escola. Ao todo, a PUC Goiás tem dez escolas, que reúnem 43 cursos de graduação.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.