Acolhida marca recepção aos estudantes nas escolas

Os corredores e espaços acadêmicos ganharam vida nova nesta quinta-feira, 11 de agosto. Os estudantes ingressantes foram acolhidos pelos professores e veteranos, em seus respectivos cursos de graduação, nas diversas escolas, e receberam informações gerais sobre a vida acadêmica, além de conhecer os membros do movimento estudantil e das atléticas.

A acolhida dos novos estudantes pelo corpo docente e discente e a integração com os espaços físicos (salas de aula, laboratórios e áreas de convivência) marcaram a programação do primeiro dia do semestre letivo.

Um fato curioso é que para muitos calouros e calouras a trajetória na PUC Goiás será um novo recomeço: alguns são formados em outras áreas do conhecimento e buscam novas oportunidades profissionais ou transição de carreira. Outros, por sua vez, estão conhecendo o universo acadêmico após uma jornada intensa de estudos no Ensino Médio.

Segunda graduação

A bacharel em Administração Simone dos Santos Alves (foto), 32 anos, retorna ao universo acadêmico após dez anos de formada e busca nesta instituição a realização de um sonho: graduar-se no curso de Psicologia.

“É preciso muita coragem, mas estou muito feliz e sempre quis estudar aqui, por ser uma instituição referência, por ter amigos que estudaram na PUC e sempre elogiaram a universidade. O incentivo do desconto também ajuda”, refletiu a caloura, que ingressou na universidade através do processo seletivo destinado aos portadores de diploma, que concede até 30% de desconto aos estudantes que participarem desta modalidade.

A futura psicóloga, que traz consigo a bagagem de uma vivência universitária, já tem planos para o futuro. “Pretendo atuar na área clínica de início, mas no decorrer do curso a gente vai se descobrindo”, declarou Simone, aberta às novas possibilidades.

Já a estudante Ana Crystynna Mendes de Silva (foto), 21 anos, é natural de Vicentinópolis, interior goiano, e veio para Goiânia com a finalidade de construir sua trajetória profissional. Formada em Educação Física, ela busca uma nova formação, só que desta vez, em Biomedicina.

“O curso abrange a área de estética avançada e pretendo trabalhar com isso”, declarou a estudante, que ingressou na PUC pelo processo seletivo de transferência externa.

Primeira experiência universitária

Em contrapartida, outros estudantes recém-saídos do Ensino Médio dão o pontapé na caminhada acadêmica. Natural de Jataí, Goiás, e residente em Goiânia há quase um ano, Leonardo Barbosa, 17 anos, faz parte desse grupo e é calouro do curso de Ciência da Computação.

Por gostar de Tecnologia, ele pretende obter novos conhecimentos na parte de programação e está aberto a vivenciar o que a universidade tem a oferecer, certo de que a rotina agora será bem diferente do cursinho pré-vestibulares.

Programe-se

A acolhida aos calouros e calouras continua nos turnos vespertino, a partir das 13h30, e noturno, a partir das 17 horas, em todas as escolas da instituição.

No dia 30 de agosto, às 19 horas, todos os ingressantes e familiares serão recebidos pela Reitoria, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II), no tradicional Encontro Universidade e Famílias.

Fotos: Wagmar Alves