Café da manhã faz pré-lançamento da Campanha da Fraternidade 2024

O pré-lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 foi realizado em um café da manhã na última quinta-feira, 08, no Centro Pastoral Dom Fernando, localizado no Jardim das Aroeiras. Com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a solenidade reuniu gestores ligados à arquidiocese, lideranças católicas, pró-reitores da PUC Goiás e docentes.

A campanha, inspirada na encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade e amizade social, apresenta uma concepção acerca da falta de fraternidade no mundo: ele entende que a sociedade, as relações e as famílias não conseguem prosperar se não houver o sentimento de fraternidade entre as pessoas envolvidas.

O conceito de amizade social, ainda de acordo com o Papa Francisco, ultrapassa o sentido de amizade quando há reciprocidade e alcança a generosidade da visão de Jesus, ao defender que devemos amar os nossos inimigos, isto é, do ponto de vista da fé cristã, somos chamados a amar a todos. Neste sentido, a fraternidade não se baseia apenas no sentimento de conforto, mas de uma escolha diante de situações que se revelem adversas.

Idealizador da reunião para o pré-lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, Dom João Justino de Medeiros Silva explica que a ocasião destinou-se a propor o empenho de todos na realização da campanha, apesar de saber da dedicação dos envolvidos: “Eu quis enfatizar, mesmo porque é a oportunidade de fortalecer entre nós os laços de fraternidade, pois é importante que tenhamos esse espírito presente entre nós”.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, destacou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2024 é exatamente a palavra do evangelho: “Temos o próprio Jesus Cristo se referindo a todos nós, uma palavra sempre atual de Mateus, que diz que somos todos irmãos e irmãs. É um apelo e uma convocação para a nossa sociedade, tão dividida ainda, nesses últimos anos vítima de tantos conflitos pessoais, familiares, no ambiente de trabalho e até na própria igreja”.

A professora Olga Ronchi, frisou, entretanto, que a PUC Goiás possui uma comissão interna na pastoral cuja agenda permanece operante o ano todo, ou seja, estende-se para o período além do determinado para a Campanha da Fraternidade: “Essa comissão é composta pelo padre Gester, que é o criador da pastoral da universidade, juntamente com estudantes, funcionários e professores, além do curso de graduação em Teologia, para que unidos aos estudantes a gente construa essa dinâmica de iluminar com a palavra e agir. As atividades da comissão já começam a partir da próxima semana”.

O abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2024 será na próxima quarta-feira, 14, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Setor Norte Ferroviário.

Fotos: Wagmar Alves