Brincadeiras cantadas unem educandos, pais e voluntários do PAP

Educandos, pais e voluntários do Projeto Aprender a Pensar (PAP) da PUC Goiás tiveram nesta terça-feira, 14, uma atividade especial: juntos, participaram da oficina de brincadeiras cantadas, no hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Proposta a partir da parceria entre o Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia, a oficina foi ministrada pelo professor Alexandre Rocha Sales, da Gerência de Projetos Educacionais.

“A ideia é resgatar um pouco da cultura da brincadeira, relembrar tradições, integrar os educandos e seus pais, além dos voluntários”, frisou a coordenadora do projeto, professora Andrea Magalhães. Durante a atividade, o professor demonstrou diversas opções de brincadeiras envolvendo a música, o lúdico e fatos históricos, trazendo uma proposta pedagógica para o entretenimento infantil. “Eu pesquiso o folclore, é uma das minhas áreas. Então, tento levar um pouco para as instituições essa importância da cultura popular. O brinquedo cantado foi a maneira que encontrei de chegar até as crianças e as instituições”, explica Alexandre, que atua em escolas e CMEIs da SME e parceiros, como a PUC.

Cantigas de roda, jogos de memorização, de palmas, de marcha, entre outras brincadeiras com música e movimento animaram o público, composto por mais de 80 pessoas. “Essa proposta lúdica faz parte do PAP e casou perfeitamente com o trabalho do professor Alexandre. A atividade de hoje é, sobretudo, uma forma de dar um suporte maior aos pais, orientando para possibilidades de brincadeiras para fazer em casa”, explicou a pedagoga responsável pelo PAP no convênio SME-PUC Goiás, professora Bethânia Loureiro Carneiro.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.