Bolsistas são acolhidos pela PUC Goiás

Aos 24 anos, a secretária Bruna Soares Xavier realiza o sonho de cursar Pedagogia. Caloura da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás, ela participou na noite desta terça-feira (28) do Encontro de Bolsistas do Prouni e do Vestibular Social, iniciativa da universidade que concede desconto de 50% nas mensalidades, até o final do curso. “Já tinham me falado que o curso tinha bons professores e com a ajuda do Vestibular Social consigo pagar a mensalidade”, diz ela, que trabalha em um escritório de advocacia e descobriu que a atuação de um pedagogo vai muito além da educação infantil. “Sempre tive vontade de trabalhar nessa área, mas percebi que o mercado é mais amplo”, afirma.

O encontro reuniu os acadêmicos beneficiados pelos programas de ingresso e de permanência no ensino superior que estudam na EFPH e na Área 1 da universidade. No Auditório da Escola, eles acompanharam as falas de gestores da PUC Goiás e de egressos que também tiveram o auxílio das bolsas. O objetivo do evento é apresentar os diferenciais dos programas, o projeto pedagógico e a infraestrutura da universidade.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Márcia de Alencar Santana, os encontros com bolsistas – realizados semestralmente – evidenciam a importância desses alunos para a PUC Goiás. “Nossa universidade privilegia os alunos de baixa renda e isso pode ser visto na prática”, definiu, informando que hoje a instituição tem 7 mil estudantes que ingressaram pelo Vestibular Social e 2.500 que estudam graças ao Prouni. “São quase 10 mil alunos desses dois programas, sem falar de outras iniciativas, como OVG, Fies e convênios com prefeituras”, ilustrou.

A pró-reitora explicou que a PUC quer ser lembrada como uma instituição que auxilia o acesso à universidade pela população de baixa renda. “Queremos formar profissionais bem qualificados e também cidadãos para construir um futuro melhor para si e para suas famílias”, destacou.

Quem já sonha com um futuro melhor é o calouro de Administração Anderson Leda dos Reis, 19. Bolsista do Vestibular Social, ele trabalha como auxiliar administrativo e já estuda montar uma empresa em sociedade com um primo. “Não quero deixar o empreendedorismo para quando sair da universidade”, explica ele, que vê na bolsa de 50% uma ajuda e tanto para a continuidade dos estudos.

Excelência

O reitor Wolmir Amado destacou que a PUC Goiás é pioneira no Brasil, com a criação do Vestibular Social. Ele lembrou que, inicialmente, o programa de bolsas era focado nos curso de Licenciatura. “Nós investimos na Licenciatura, enquanto a maioria das instituições fechava esses cursos”, recordou, citando ainda a participação da universidade na articulação do Prouni. “Nossa preocupação era não excluir os bolsistas e hoje estamos aqui, neste evento de integração”, declarou.

O gestor enfatizou o papel de um acompanhamento especial para os bolsistas, como forme de potencializar sua passagem pela universidade. “Muitas vezes, a pessoa descobre que a Iniciação Científica existe apenas no final do curso”, ilustrou, citando o programa de ingresso na área de pesquisa, direcionado para a graduação.

O egresso de Ciências Contábeis Pedro Henrique Gonçalves de Morais, 21, soube aproveitar bem esse tempo na universidade. Quando ingressou na instituição, pelo Vestibular Social, ele morava em Caturaí, no interior do Estado. No meio da graduação, se mudou para Goiânia. Passou por estágios, fez cursos on-line e de extensão, foi monitor e hoje atua em uma multinacional do segmento de auditoria. “O Vestibular Social foi muito importante para meu ingresso e permanência na instituição”, afirmou.

Wolmir também ressaltou os esforços da instituição no caminho da excelência no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão, na ação comunitária e na infraestrutura. “Queremos uma universidade padrão mundial. É um caminho longo”, declarou.

Agenda
O encontro com os bolsistas seguem no mês de abril. No dia 4 de abril o encontro será às 15 horas, no Teatro PUC, com os estudantes bolsistas dos câmpus II e V. O último encontro será no dia 6 de abril, às 19 horas, no auditório da Área 4, com os estudantes bolsistas das áreas 2, 3, 4 e 5, do Câmpus I.

Os estudantes serão recepcionados pelo reitor Wolmir Amado, pela vice-Reitora, Olga Ronchi, pela pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), Márcia de Alencar Santana, pelo coordenador da Coordenação de Apoio Estudantil (CAE), Valterci Vieira, e demais gestores da instituição.

Fotos: Ana Paula Abrão