Bolsistas e calouros têm recepção especial

Após a retomada 100% das atividades presenciais, a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás realizou nesta segunda-feira, 21, o primeiro encontro de bolsistas e calouros. No auditório da escola, os estudantes puderam conhecer mais sobre a universidade e os programas acessíveis a todos os acadêmicos. Foi também um momento festivo de encontro para cerca de 120 estudantes bolsistas, do Vestibular Social ou do Prouni, dos cursos de licenciaturas da universidade.

Os participantes foram recebidos pela Reitoria, representada pela professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, pela profa. Márcia de Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, pela profa. Milca Severino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e pela profa. Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, e pelo diretor da Escola, professor Romilson Martins, acompanhado do corpo docente e de funcionários da EFPH.

“O primeiro objetivo do encontro é a acolhida, apresentar o espaço educativo à disposição deles e que a universidade é maior que esta escola. Importante que eles conheçam e de alguma forma se apropriem do que a PUC Goiás tem a oferecer pra eles”, afirmou a professora Olga Ronchi. Ela ressaltou a dimensão da PUC em outras áreas, além da graduação, como a Extensão e a Pesquisa. “Mais que acolhidos, eles estão abrigados em um grande projeto educativo”.

A caloura de Matemática, Kailany Santos Oliveira, participou do evento e contou que o curso na PUC Goiás era um sonho desde menina. Como bolsista do Vestibular Social, ela conseguiu ingressar na universidade e começa a trilhar a carreira na licenciatura. “Hoje a PUC é referência em todos os lugares que a gente vai. É uma grande responsabilidade estar aqui”, conta ela.

Na apresentação, Kailany conheceu mais sobre Iniciação Científica, Programa de Voluntariado, Intercâmbio e outras possibilidades oferecidas pela universidade. Para o diretor da Escola, professo Romilson Martins, a presença dos calouros bolsistas é também o reforço da missão da universidade de inclusão. “Temos motivos especiais para estarmos aqui, em especial retomada do ensino presencial após dois anos de ensino remoto. Temos a possibilidade de conhecer de perto nossos estudantes e suas trajetórias de vida”.

A professora Márcia de Alencar, anfitriã do evento, falou do compromisso social da PUC Goiás em mais de 60 anos e na emoção em retomar o contato olho no olho com os estudantes da PUC. “Vocês têm à sua disposição a excelência acadêmica com a responsabilidade social da PUC Goiás”.