Biologia realiza mesa redonda sobre Cerrado

Nesta terça-feira, 15, o curso de Biologia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás promoveu uma mesa redonda com o tema Cerrado: situação atual, perspectivas futuras e propostas para a preservação. O evento, que faz parte da programação do 10º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, abordou as urgentes questões relacionadas à preservação do bioma Cerrado e reuniu especialistas da área para um debate amplo e multidisciplinar junto aos acadêmicos de diversos cursos, como Biologia, Agronomia e Veterinária.

A palestra principal foi conduzida pelo professor Carlos de Melo e Silva Neto, tecnólogo do Instituto Federal Goiano (IFG) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que destacou a gravidade do cenário atual do Cerrado. “Vivemos um momento de muita degradação e impacto no Cerrado, e é preciso repensar alternativas para sua preservação. Abordei desde a concepção de cidade até formas de produção de alimentos e pecuária, mostrando que não existe uma solução única, mas diversas iniciativas que devem ser realizadas ao longo dos anos para tentar preservar o que ainda temos”, explicou Carlos.

A mesa contou com a participação dos debatedores, professores Darlan Tavares Feitosa e Maira Barberi, coordenadora do curso de Biologia da PUC Goiás, que ressaltou a importância de envolver estudantes de diversas áreas no debate sobre a preservação do Cerrado. “Queremos que essa discussão vá além dos dados técnicos e abarque também aspectos sociais, econômicos e climáticos, para que cada estudante desenvolva uma consciência sobre o seu papel na preservação”, afirmou Maira. Ela ainda destacou a importância da educação ambiental, papel dos futuros professores de Biologia, para a formação de novas gerações conscientes da responsabilidade individual e coletiva.

Durante o evento, foram apresentados cerca de dez trabalhos científicos dos alunos do curso de Biologia, com destaque para a proposta de geração de energia por fusão nuclear apresentada por Cairo Gabriel, estudante do oitavo período de Ciências Biológicas, em parceria com seus colegas David Daniel Ramos e Matheus da Cruz. Segundo Cairo, a fusão nuclear pode ser uma alternativa promissora para reduzir a dependência das hidrelétricas e da biomassa em Goiás, trazendo um avanço significativo na sustentabilidade energética.

O evento foi realizado no Auditório do Bloco S, no Câmpus II, e integra a programação oficial do Congresso, que segue com fóruns, seminários, exposições e diversas outras atividades até o final da semana.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.