Biologia comemora 50 anos

O sorriso estampado no rosto traduziu a emoção da egressa em Biologia pela PUC Goiás Conceição da Maria Ribeiro Campos, 62 anos. Na noite desta sexta-feira, 31, ela reencontrou colegas de curso na comemoração dos 50 anos da graduação ofertada pela universidade, em evento no Auditório da Área 4, Setor Leste Universitário. Lotado, o espaço recebeu 32 formandos, oriundos da primeira turma de Biologia formada pela instituição, além de 10 egressos da primeira turma de Educação à  Distância  (EAD), ministrada no polo da Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal (DF).

Coordenadora pedagógica e do evento, a profa. Maria Vilma ressaltou a importância deste momento para a memória da instituição. “É uma noite de muita emoção, já presenciei egressos chegando, pessoas que há 40 anos não se viam. É uma emoção enorme quando se encontram”, comemorou.

Memórias também vieram à tona assim que Conceição da Maria avistou as salas da aula da PUC Goiás. “Foram muitas lembranças. Éramos uma turma pequena, mas muito unida”, recorda ela, que notou ainda as mudanças estruturais na instituição. “Avistei o lugar e já fiquei meio perdida. Deram a referência da Reitoria (prédio que fica na Área 4), mas naquela lugar era a Biblioteca”, compara.

Com uma carreira que mesclou dedicação à sala de aula e ao serviço público, como servidora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Maria está aposentada há oito anos. Hoje, se divide entre Goiânia e a vida em um sítio, no interior do Estado. “Estamos reconhecendo todos [os colegas]. É uma alegria sem tamanho”, diz ela que reviveu momentos, como o momento da entrada no auditório, assim como na formatura ocorrida em 1978.

Celebração

A egressa também acompanhou a leitura do discurso e do juramento feitos à época da formatura, em 1978, e relidos por duas das colegas de turma.

Ex-diretores da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB) da instituição, da qual o curso de Biologia faz parte, receberam certificados de honra ao mérito, bem como um representante da primeira turma presencial e da primeira turma EAD: o reitor da PUC-Rio Josafá Carlos de Siqueira e padre Lano Alves Costa, respectivamente.

Defesa do Cerrado

Josafá refletiu sobre o papel da PUC Goiás em sua trajetória e conclamou os alunos a atuarem pela defesa do Cerrado. “Mantenham firme em sua vocação, que é muito bonita, vê detalhes no microscópio e ajuda a vislumbrar algo, a natureza que é tão alterada, tão destruída em nosso país. Defendam o Cerrado, não podemos deixa-lo desparecer ao longo da história”, argumentou ele, que é goiano de Pirenópolis.

Pioneirismo

A pró-Reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, pontou que o aniversário do curso reflete o pioneirismo da universidade, que em 2019 chega aos 60 anos. Ela recordou a história da Biologia, surgida em 1968 como Ciências Naturais, e que acompanhou, ao longo das décadas as mudanças do campo educacional, como pontua a gestora. “Hoje temos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Biologia. E a raiz desses dois cursos está no final dos anos 1960”, lembrou, citando o compromisso da instituição com a formação de alunos.

A programação continua neste sábado, com atividades comemorativas como uma aula da saudade.

Fotos: Ana Paula Abrão