Bioética Clínica pauta agenda do V Congresso de Ciência e Tecnologia

Uma área do conhecimento ampla, com a missão de identificar, analisar e resolver dilemas morais que surgem no cuidado de pacientes. Realizado pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Bioética, com apoio da PUC Goiás, a quinta edição do Congresso Brasileiro de Bioética Clínica foi aberta na manhã desta terça-feira, 15, no auditório da Área 4 da universidade, com a presença do reitor Wolmir Amado e representantes das organizações promotoras do evento.

Vale destacar que essa agenda também pauta a programação do V Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, que mobiliza mais de 10 mil participantes até o dia 18 de outubro, com atividades simultâneas em todas as áreas da instituição.

De acordo com o presidente do Congresso de Bioética, Flávio Paranhos, a programação do evento proporciona um diálogo das áreas das Ciências Humanas com a Saúde, tais como, Direito, Antropologia, Sociologia e Filosofia trazendo, assim, sua contribuição à Bioética. As conferências e mesas redondas, que ocorrem até o turno vespertino desta terça-feira, abordam temas diversos, entre eles, a Relação médico-paciente em tempos de globalização; Desafios da formação e educação continuada em Bioética Clínica e Autonomia, Confidencialidade e Diversidade.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Reis, o evento auxilia na qualificação médica, além de aprimorar a pesquisa clínica e relação médico-paciente: “o profissional precisa estar atento às questões de Bioética em Pesquisa Clínica, para prestigiar e voltar às atenções ao paciente. São princípios que norteiam a moral, conduta e postura do profissional de saúde em relação ao paciente, seja ele pesquisado, seja ele da assistência”, declarou.

Seguida à mesa de abertura, as discussões do Congresso foram abertas pelo professor doutor Rui Manuel Nunes, diretor do Programa Doutoral em Bioética Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), que presidiu conferência sobre a experiência da bioética portuguesa na descriminalização do aborto e suas consequências.

Confira aqui a programação completa do evento.
Confira aqui a programação do V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves