Biblioteca disponibiliza mais de 30 mil publicações

O Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás terminou o processamento técnico com restauração e catalogação de 34.500 volumes ao acervo da universidade. Os exemplares estavam acumulados na Biblioteca Central e foram cadastrados em 18 meses, tempo acima da média nacional de bibliotecas no Brasil. Cada colaborador concluiu o trabalho com 16 livros por dia, neste período.

As novas publicações vão compor o acervo geral de 400 mil publicações. O trabalho realizado por quatro bibliotecárias e auxiliares tirou de 27 estantes publicações doadas e adquiridas ao longo dos anos, mas que ainda não estavam disponíveis para a comunidade universitária. O processo de incorporação no acervo de uma bibliografia necessária aos cursos de graduação é feita de forma rotineira

“O que havia era um acúmulo ao longo dos anos e foi criada uma estratégia nos últimos dois anos para atualizar a catalogação deste material”, explicou a pró-reitora de Graduação, professora Sônia Margarida Gomes, sobre o esforço concentrado para o trabalho. Ela afirmou que após a disponibilidade deste acervo, a equipe começa novo desafio que será a atualização de todo o acervo atual do Sistema. “Estamos celebrando essa fase de atualização do acervo para entramos na fase seguinte de toda atualização do acervo. Muito importante este momento para toda a comunidade”

Coordenadora do Sistema, professora Annunziatta Spencieri, afirmou que o trabalho tornou possível a criação de um manual de procedimentos que torna as práticas de recepção de novos exemplares mais prática e segura. Ela anuncia ainda que as bibliotecas irão ter novos projetos, que inclui o incentivo ao estudo e à pesquisa científica. O encerramento do trabalho foi comemorado com uma ação de graças realizada com a presença da reitoria da universidade, no prédio da Biblioteca Central, na Área 1.

Fotos: Weslley Cruz