Biblioteca abrigará Coleção Goiás

Uma iniciativa que visa preservar a memória do estado e socializar a produção da literatura goiana. Por meio de um acordo de cooperação da PUC Goiás com a Academia Goiana de Letras, Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e União Brasileira de Escritores (Ubes) – Seção Goiás – a Biblioteca Central da universidade abrigará a Coleção Goiás, que será composta por obras de escritores regionais que já constam no catálogo institucional e, também, por livros de autores goianos que serão doados pelas academias parceiras.

Idealizadora da iniciativa, a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás (Sibi), profa. Annunziata Spenciére, informou que a ideia surgiu durante uma revisão geral do acervo da universidade, ocasião em que foi constatada uma grande quantidade de livros escritos por autores goianos no Sibi: foram computados 3.318 títulos que se estendem por 10.619 exemplares.

Por meio do convênio, todo esse acervo se transformará numa coleção separada na biblioteca, de forma a facilitar a busca, e também, a divulgação e salvaguarda da literatura local.  Como a PUC Goiás está ligada a uma rede de 598 bibliotecas, a maioria universitárias, outra meta do projeto é que essa coleção seja um centro de referência nacional, com a curadoria das academias que vão indicar e selecionar as obras a serem doadas à biblioteca. Outro meio de divulgação das obras será por meio da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), lembrando que a universidade oferece Mestrado em Letras e possui grupo de pesquisa que investiga e estuda a literatura goiana.

A solenidade que marcou a assinatura do convênio entre as instituições mencionadas ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, na Sala de Reuniões da Reitoria e foi presidida pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado.

Assinaram o convênio com a universidade, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz; a presidente da Academia Goiana de Letras, Lêda Selma de Alencar; a presidente da Academia Feminina de letras, Maria Elizabeth Fleury Teixeira e o vice-presidente da União Brasileira de Escritores, Arthur Rios.

Também prestigiaram a solenidade, a vice-presidente do IHGG, Elizabeth Abreu Caldeira Brito; as pró-reitoras da casa, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa (Graduação) e profa. Milca Severino (Pós-Graduação e Pesquisa); o diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da universidade, Antônio Caldas; a profa. Annunziata e a coordenadora do Mestrado em Letras da PUC, profa. Maria de Fátima Gonçalves Lima .

Fotos: Wagmar Alves