Avaliação Interdisciplinar amplia formação de alunos

A realização da Avaliação Institucional (AI) pelos alunos do período noturno encerrou a 11ª edição da prova, aplicada pela PUC Goiás nesta quinta-feira (11). Acadêmicos dos turnos matutino e vespertino também fizeram a atividade, cujo objetivo é diagnosticar o processo ensino-aprendizagem, avaliando a metodologia, conteúdo ministrado e o desempenho docente. A AI tem 40 questões: 30 de conteúdo específico e dez de formação geral. Ao todo, mais de 20 mil estudantes participam da avaliação.

A pró-Reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes, acompanhou o certame no Câmpus V, onde ficam as Escolas de Comunicação e de Direitos e Relações Internacionais. A alunos de Direito, ela detalhou o objetivo da prova, sua contribuição para a formação dos estudantes da instituição e também para auto-avaliação do desempenho.

“Na prova, integramos conhecimentos para que o aluno responda as questões. Vocês farão concursos e quanto mais provas são realizadas, mais capaz o candidato fica. É também uma oportunidade para que estejam aptos para superar as dificuldades. Após a AI, vocês também vão receber o boletim de desempenho e é um momento para avaliarem o que precisar ser melhorado”, afirmou.

A coordenadora de Apoio Pedagógico, Luciana Alves Antonio Machado, também acompanhou a aplicação da prova. Segundo ela, a adesão dos alunos tem sido satisfatório, ao longo das 11 edições. A prova, lembrou, também estimula o diálogo entre o corpo docente da universidade. “Com a AI, conseguimos interligar as disciplinas e mostrar sua importância. A grande maioria dos alunos já entendeu que essa é uma forma diferente de acompanhar o desenvolvimento”, afirmou.