Avaliação Interdisciplinar é aplicada nesta quinta-feira

A 12ª edição da Avaliação Interdisciplinar (AI) foi aplicada nesta quinta-feira, 9, para todos os alunos de graduação da universidade. No turno matutino, o exame teve início às 8 horas, em todas as áreas, e foi acompanhado pela pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida. A gestora pontuou que a AI avança qualitativamente a cada semestre, por envolver um processo que é iniciado durante a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento e continua durante todo o semestre.

Ela informou que nos seis anos de realização da atividade, mais de 278 mil acadêmicos foram avaliados. Na primeira edição, no segundo semestre de 2012, foram elaborados 156 tipos de prova e atualmente são 438. “É uma atividade que busca estabelecer a inter-relação, ou seja, o diálogo entre os conteúdos das disciplinas, visando a contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do estudante”, pontuou a pró-reitora.

A prova é realizada semestralmente e composta por 40 questões, sendo 30 de conteúdos específicos e 10 de formação geral. A nota máxima atribuída é de um ponto e ela compõe as avaliações da N2. Os avanços ao longo das edições foram pontuados pelos estudantes: “é uma boa forma de avaliar o aluno e da última edição para cá as questões estão mais elaboradas. Requer mais atenção para a interpretação dos textos”, pontuou a acadêmica do 2º período do curso de Fisioterapia, Jade Leão Vieira.

Para a estudante do 5º período de Psicologia, Giovanna Santos, a AI é uma oportunidade de autoavaliação. “É uma forma de checarmos se aprendemos o conteúdo, além de preparar para concursos”, observou. Como será aplicada a todos os cursos, a Avaliação continua nos turnos vespertino (14 horas) e noturno (19 horas) desta quinta-feira.

Tires suas dúvidas sobre a Avaliação aqui.

Fotos: Jota Junior