Avaliação Interdisciplinar é aplicada na universidade

Teste semestral aplicado desde 2011, a Avaliação Interdisciplinar (AI) é aplicada nesta quinta-feira, 10, aos estudantes de graduação da PUC Goiás, em todos os cursos, turnos e áreas. As provas têm o objetivo de qualificar a formação acadêmica, além de trazer um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, preparar o aluno para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No início da manhã, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida visitou a Área 1 (Setor Universitário), acompanhando a realização das provas que tiveram inicio às 8 horas. No turno matutino, a avaliação foi aplicada sem intercorrências e muitos estudantes destacaram a relevância da AI  para sua formação. Para Brenda Munnik, do 2 º período do curso de Psicologia, o exame também é um preparatório prévio para concursos, devido a sua estrutura, com questões objetivas. O acadêmico do 8º período do curso de Enfermagem, Luiz Augusto Franco, pontuou que a prova tem peso importante na nota do aluno, sendo decisiva para a média do semestre.

Ele já fez oito edições da avaliação e observa que hoje tem mais facilidade para executá-la: “ela traz questões de conteúdos que estudamos em períodos anteriores e o que veremos mais na frente, no TCC. Como sugestão, acho que seria bom incluir uma redação, também, já que os concursos na área da Saúde cobram muito isso”, opinou.

Nos turnos vespertino e noturno, o exame será aplicado às 14h e 19 horas, respectivamente. A AI é composta por 40 questões, sendo 30 de conhecimentos específicos e 10 de formação geral. Ela tem o valor de um ponto, que é somado à média geral da N2. A novidade das últimas edições, como forma de incentivo aos estudos, é que os estudantes que pontuarem a partir de 32 questões ganham nota máxima. O gabarito oficial será divulgado no dia 14 de maio e a nota da prova na primeira semana de junho.

Fotos: Wagmar Alves

Fotos: Ana Paula Abrão