Avaliação Interdisciplinar é aplicada na universidade

Exame institucional aplicado desde 2011, a Avaliação Interdisciplinar (AI) será realizada nesta quinta-feira, 8, pelos acadêmicos de todos os cursos de graduação da PUC Goiás, em todas as áreas da instituição, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O intuito da iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é trazer um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem tanto para o corpo docente como o discente, além de preparar os alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Os acadêmicos matriculados no turno matutino foram os primeiros a concluir a prova. Nos depoimentos dos estudantes, é notável entre os veteranos que a experiência de realizar a AI ao longo do tempo diminuiu o grau de dificuldade ao interpretar as questões. Para a acadêmica do 6º período do curso de Enfermagem, Larissa Vidal, a avaliação  é uma oportunidade de verificar seu aproveitamento nas disciplinas , fazer um balanço das potencialidades, bem como as dificuldades a serem superadas.

Já as estudantes do 9º período do mesmo curso, Alarroany Tácyla, Pollyanna Alves e Mariana Brito observaram uma melhora qualitativa na elaboração da prova, que avalia o referencial teórico e a prática vivenciada pelos alunos nos períodos anteriores – fato que reflete no aumento das notas obtidas nas últimas edições. Para os calouros, o nível do exame foi considerado fácil em alguns cursos da Área 4, apesar de terem contato com poucas disciplinas até então. Segundo Igor Lemes dos Santos, ingressante no curso de Fisioterapia, a prova foi uma oportunidade para checar o conteúdo absorvido nas disciplinas estudadas neste segundo semestre.

Informações gerais

A AI vale um ponto somado à média geral da N2. Além disso, uma novidade nas últimas avaliações coroa a nota dos estudantes que se esforçam para obter uma boa pontuação na prova: quem acerta a partir de 32 questões (do total de 40), obtém  nota máxima. São oferecidas 30 questões de conhecimentos específicos do curso e 10 de formação geral. Os gabaritos preliminares serão divulgados nos murais dos cursos a partir de amanhã,9, e o oficial será disponibilizado no dia 14 de novembro, também nos murais.

A nota da prova será divulgada na primeira semana de dezembro deste ano. A nota da AI, assim como o gráfico de desempenho do(a) aluno(a), poderá ser consultada no SOL, a partir da mesma data do resultado.

Mais informações sobre a prova podem ser obtidas na coordenação do seu respectivo curso.

Fotos: Wagmar Alves