Aulas inaugurais movimentam Escola de Engenharia

Os cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção da PUC Goiás realizaram suas aulas inaugurais na manhã desta quarta-feira, 27, simultaneamente, nas Áreas 2 e 3 da instituição (Praça Universitária). Com a abordagem de temas diversos, dentro das especificidades de cada área, os eventos reuniram professores, palestrantes, calouros e veteranos, com o intuito de acolher os acadêmicos da universidade e discutir temas relacionados ao mundo do trabalho.

Em consonância com esses objetivos, o curso de Engenharia de Controle e Automação também celebra uma década de história neste ano de 2019 e o cronograma de eventos comemorativos foi uma das questões abordadas durante a aula inaugural. Entre as conquistas obtidas nesses 10 anos de existência, o coordenador do curso, prof. Vitor Resende, avalia que as oportunidades vivenciadas pelos estudantes durante a trajetória acadêmica qualificam a formação dos estudantes que chegam ao mundo do trabalho mais preparados. O evento foi prestigiado por egressos da primeira turma que, atualmente, são empreendedores de sucesso e relataram sua trajetória para os futuros colegas de profissão.

Na Engenharia de Alimentos, um dos temas discutidos com os estudantes foi a Ética Profissional. A palestra, voltada aos veteranos do curso, foi proferida pela docente da Escola de Engenharia, Rosana Melo de Lucas Brandão. Em sua explanação, ela atentou que a formação do estudante vai além da capacitação técnica e científica: “vamos refletir sobre a postura ética dos estudantes e do profissional, passando pela questão das liberdades, do instinto das pessoas, na questão do erro técnico e no próprio Código de Ética Profissional. É importante compartilhar, partilhar e usufruir tanto da questão da atividade técnica, como também do comportamento adequado”, refletiu.

Já na Engenharia de Produção, um dos assuntos abordados foi o tema Voluntariado. A escolha da pauta, de acordo com a coordenadora do curso, profa. Maria Ximena Vázquez, vai ao encontro de um projeto do curso chamado Produção Solidária, no qual os graduandos ministram oficinas para estudantes de nível médio sobre temas relacionados às disciplinas estudadas. Para incentivar os estudantes a viverem a experiência, a palestrante convidada foi a empresária Ana Valéria Veras, voluntária há 12 anos na ONG Terra Livre, que atende 80 crianças em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, ela relatou sua experiência na área e refletiu sobre o que é ser um voluntário.

Fotos: Weslley Cruz